redes sociais

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As redes sociais se fazem presentes no cotidiano de mais de 4,5 bilhões de pessoas, o que equivale a cerca de 59% da população mundial.

Uma vez que estão presentes na rotina dessas pessoas, elas se tornam espaços de divulgação disputados devido ao seu grande alcance.

De acordo com a pesquisa do Instagram no Brasil, o nosso país foi apontado como o segundo que mais passa tempo nas redes sociais.

De acordo com o mesmo estudo, 50% dos entrevistados já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram.

Dessa forma, cada vez mais empresas estão presentes nas redes sociais com o objetivo de impulsionar a visibilidade da sua marca por meio do marketing digital, de forma que, ao traçar estratégias assertivas, sua empresa obtém novas possibilidades de negócios.

O que é gerenciamento de redes sociais?

Gerenciar redes sociais de empresas de limpeza industrial é muito mais do que simplesmente fazer publicações.

Uma gestão de mídias sociais eficiente envolve diversas etapas, que incluem a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e sua execução, até o monitoramento e levantamento dos resultados.

Para que tudo seja bem-feito é preciso ter uma pessoa ou uma equipe responsável exclusivamente pelos canais sociais da sua empresa.

Dessa forma, o processo será visto como importante e necessário para a empresa, e não somente uma obrigação que não traz benefícios reais a ela.

Como traçar uma estratégia para as redes sociais?

Publicar nas redes sociais nem sempre é tão fácil quanto parece, demandando estratégia e um planejamento assertivo para a geração de resultados.

Para crescer e obter sucesso por meio das redes sociais é preciso traçar estratégias para todas as publicações feitas no perfil comercial de sua empresa de embalagem para café.

Tenha em mente que seu perfil comercial atua como uma vitrine da sua empresa, podendo ser utilizado para reforçar o propósito da marca e facilitar o canal de comunicação com o cliente.

Para que você consiga criar uma estratégia por trás das publicações nas redes sociais, trouxemos algumas dicas.

Defina os seus objetivos

Visando uma boa gestão de mídias sociais, você precisa ter objetivos muito bem definidos. Pense no que você está criando, o porquê do conteúdo e qual resultado deseja obter, de forma que alguns objetivos comuns são:

  • Atrair tráfego para seu site;
  • Divulgação da marca;
  • Reconhecimento da marca;
  • Se tornar um canal de comunicação com o cliente;
  • Educação por meio de conteúdos;
  • Vendas.

Defina com clareza os objetivos de sua empresa de máquina de corte a laser metal e podemos passar para o próximo tópico.

Faça um benchmarking

É preciso buscar entender os padrões do mercado, bem como o que a concorrência está fazendo. Tenha referências, procure empresas de destaque em seu segmento e que sejam referências no mercado e avalie os pontos fortes e fracos dos concorrentes.

Desenvolva sua persona

Para acertar na linguagem e desenvolver conteúdos de forma mais assertiva, é fundamental desenvolver sua persona.

Isso permite que mais características sejam atribuídas, como sua idade, formação, hábitos online, quem ele segue, o que vai chamar sua atenção, etc.

Podemos dividir as personas em brand persona e buyer persona. A brand persona representa a sua marca de tanque de inox e devido a sua identificação, trará engajamento.

Já a buyer persona é o seu comprador ideal, ou seja, o cliente real que efetuará a compra de seu serviço ou produto.

Se a sua marca apresentar essas duas variações, suas publicações deverão contar com abordagens diferentes e direcionadas para cada tipo de persona.

5 dicas de boas práticas nas redes sociais

Conforme a promessa deste artigo, pontuaremos agora 5 dicas de boas práticas para você utilizar as redes sociais de forma estratégica.

  1. Crie uma identidade visual

É pela identidade visual que o público reconhece uma marca, então defina sua paleta de cores e as fontes, padronize suas publicações, crie um conteúdo visual que chame a atenção e se destaque no feed.

Visando criar conteúdos profissionais, uma boa ferramenta para a elaboração das artes é o Adobe Illustrator.

Trata-se de um software de criação e edição de imagens a partir de ilustrações vetoriais. É uma ferramenta que oferece um vasto número de recursos, de forma que o usuário não se limita a poucas funções.

Por meio deste software é possível criar diversos conteúdos que respeitam a identidade visual de sua marca de câmara fria pequena, que sejam inovadores e cativem a atenção do seu público.

  1. Tenha frequência 

É fundamental manter a constância de suas postagens: elabore um cronograma e planeje o conteúdo com antecedência.

Atente-se ao fato de que a frequência de publicações é favorável ao funcionamento do algoritmo da plataforma, melhorando sua visibilidade.

  1. Entenda que a produção de conteúdo é o que faz a diferença 

Invista na produção de conteúdo de alta qualidade e que agregue conhecimento para sua audiência. Eduque seu público para que ele compreenda o motivo de usufruir de seus serviços ou produtos. Use a criatividade para se destacar.

Tenha em mente que sua persona está nas redes sociais procurando conteúdo, e não propagandas.

Você pode aplicar a regra de Parto 80/20 aplicada ao marketing digital para auxiliar sua empresa fabricante de parafuso para telha.

De acordo com esse princípio, você deve oferecer à sua persona 80% de conteúdo relevante e 20% de divulgação dos seus produtos ou serviços.

  1. Explore formatos diferentes de conteúdo

Você deve ir além das publicações no feed, devendo explorar outras maneiras de se conectar com a sua audiência.

No Instagram, por exemplo, temos ferramentas como os Stories, IGTV, Reels e Lives, e você precisa saber a diferença entre cada um desses formatos.

Publicações no feed exigem um conteúdo programado, com um cunho mais educativo e uma maior preocupação com o design.

Já os Stories são mais flexíveis, interativos e podem ser aplicados para mostrar os bastidores de sua empresa.

Utilize GIFS e ferramentas com call to action que permitam a interação, como as enquetes que melhoram o alcance dos seus Stories.

Já o IGTV possibilita um maior aprofundamento sobre o assunto tratado, com vídeos de mais de um minuto de duração.

E as Lives podem ser utilizadas para responder perguntas, promover debates sobre um determinado assunto e para se aproximar do seu público.

O Reels foi o último lançamento do Instagram, tratando-se de um vídeo curto que deve apresentar um conteúdo bem alinhado com os assuntos que estão acontecendo no momento.

Atente-se às novas ferramentas de lançamento do Instagram, pois elas são propensas a ser divulgadas para mais usuários,justamente por estarem em fase de teste.

Outra ferramenta útil para sua empresa de alpinismo industrial é o Instagram Shopping, que possibilita vender um produto diretamente pela plataforma.

Por meio dessa funcionalidade, o usuário é redirecionado para visualizar o produto em seu site e efetuar a compra.

  1. Analise as métricas

Usando uma conta comercial, você pode verificar as informações de cada uma de suas publicações. Dessa forma, para analisar a performance das publicações, podemos utilizar os indicadores de engajamento e alcance.

A taxa de engajamento é medida pela quantidade de curtidas somadas aos comentários, compartilhamentos e salvos, dividido pelo alcance e multiplicado por 100.

Uma taxa menor que 4% é ruim, é boa entre 4% e 7% e é ótima acima de 8%. Os resultados a partir de 4% mostram que você está no caminho certo e que as pessoas gostam do que você compartilha.

Já a taxa de alcance é obtida dividindo o alcance do post pelo número de seguidores e multiplicando por 100.

Uma taxa menor que 10% é ruim, é boa entre 10% e 20% e é ótima acima de 20%. Com um resultado acima de 10%, as entregas do seu conteúdo tem se mantido em um número positivo aceitável, reflexo do engajamento de sua audiência com seu conteúdo.

Quanto mais as pessoas interagirem com sua postagem sobre conserto de geradores, mais o Instagram aumentará a entrega desse conteúdo para sua base de seguidores.

Considerações finais

As redes sociais e o marketing digital se tornaram fundamentais para qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atuação. No entanto, é fundamental traçar uma boa estratégia para atingir seus objetivos finais.

O fato é que produzir conteúdos para as redes sociais é desafiador, mas o resultado de todo esse trabalho pode ser compensador e trazer informações sobre o que sua audiência está buscando.

Tenha um plano de marketing que estruture completamente o marketing de sua empresa. Entenda e conheça o seu público-alvo, crie uma comunicação assertiva e personalizada com seu público e aumente exponencialmente suas vendas com esse plano de marketing.

Assim você saberá como ofertar suas soluções de forma mais atrativa, transformando digitalmente o seu modelo de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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