Big Data é um termo utilizado para grandes quantidades de dados, estruturados ou não, que impactam os negócios no dia a dia de uma empresa.

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Big Data é um termo utilizado para grandes quantidades de dados, estruturados ou não, que impactam os negócios no dia a dia de uma empresa. Ele tem sido um dos principais responsáveis por gerar um destaque único e totalmente relevante.

Existe uma grande quantidade de dados traduzidos em bytes gerados todos os dias no mundo, porém o objetivo exato não é a quantidade de dados, mas como a empresa os utiliza.

Afinal de contas, ao ter à sua disposição dados precisos em relação à sua empresa de usinagem de peças, de fato a sua empresa tende a dar passos e realizar ações muito mais assertivas.

Por isso, é extremamente comum utilizar do Big Data para obter informações que permitam à empresa tomar melhores decisões, gerando precisão e o máximo de impacto diante de cada ação realizada.

Todas as apresentações que acontecem (de atualizações de mídia social a transações corporativas) é uma informação valiosa para as empresas e que tendem a auxiliar e muito no dia a dia.

Dessa forma, quando essas informações são coletadas, elas podem ajudar a sua empresa, por exemplo, de painel elétrico industrial, a entender melhor o comportamento do cliente e até predizer possíveis crises.

Sendo assim, fica claro que ter acesso a essas informações antes da concorrência é uma oportunidade de posicionar bem a empresa no mercado e algo que deve sempre estar como um dos principais focos.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o Big Data, fazendo com que você entenda a sua significação, quais são seus principais benefícios, formas de aplicá-lo em seu negócio e empresas que tiveram sucesso através dessa estratégia. Vamos lá!

O que é o Big Data?

Entender o Big Data significa entender como a amplitude do vocábulo se compara ao seu significado.

A quantidade de bytes gerados por dia pode ser comparada aos anos e anos de dados que toda a humanidade criou há algum tempo, indo desde as primeiras tecnologias aos dados utilizados hoje para criar um site de janela de vidro blindado.

A diferença nos dados gerados em relação ao petróleo ou ouro é que o segundo e o terceiro são tangíveis. Isso é para lhe dar uma ideia do valor desses dados e o quanto eles são determinantes diante de toda a sociedade.

A coleta de informações pode ajudar nas vendas de um cabinho de aço, no desenvolvimento de artigos e até mesmo em muitas outras coisas que as empresas precisam considerar.

Mas engana-se quem acredita que os dados começaram a ser gerados após o advento da tecnologia. A partir do momento em que o tiramos, somos uma fonte inesgotável de dados. Na verdade, mesmo enquanto dormimos.

Diante de toda essa proporção e dados utilizados, o Big Data se caracteriza como uma ferramenta estratégica usada para coletar, organizar, analisar e interpretar grandes quantidades de dados úteis para gerar insights valiosos que auxiliam os gerentes de negócios.

A tecnologia digital abre oportunidades para criar novos recursos e melhorar outros recursos. Por outro lado, Big Data é apenas um vocábulo para a quantidade de informações que existem no dia a dia de uma empresa.

Esta ferramenta de gestão melhorou a eficiência, assim como outras ferramentas que até alguns anos atrás pareciam viáveis ​​apenas em filmes de ficção científica e que hoje se tornaram soluções reais para diversos tipos de necessidades empresariais.

Por isso, diante de toda a proporção e importância que o Big Data tem nos meios digitais, para que sua empresa de acoplamento de engrenagem tenha sucesso, é essencial integrar essa solução diante das suas estratégias.

Benefícios do Big Data

Hoje, o Big Data se tornou um fundo para as empresas em algumas das maiores marcas de tecnologia do mundo, como Apple, Microsoft e IBM, além de empresas que utilizam essa tecnologia de forma precisa.

Com isso fica claro que grande parte do valor que as empresas oferecem vem de seus dados, que são analisados constantemente para ganhar eficiência e desenvolver novos produtos cada vez mais adaptados às necessidades de seus públicos.

Afinal de contas, para que um produto como um conduíte corrugado seja criado, é essencial levar em conta os desejos do público e tudo que ele busca diante desse produto em questão.

Logo, a verdade é que os recentes avanços tecnológicos reduziram drasticamente o custo de armazenamento e processamento de dados. Isso torna o armazenamento de tráfego passivo não disponível apenas para esses gigantes, mas também para pequenas e médias empresas.

Dessa forma, o Big Data tem se tornado cada vez mais barato e mais acessível, permitindo que você tome decisões de negócios mais precisos e informadas. Veja abaixo como o Big Data pode se tornar uma verdadeira bênção para a sua empresa!

  • Melhora a tomada de decisão;
  • Dá oportunidades de inovação;
  • Compreende melhor os clientes;
  • Otimiza o preço dos produtos;
  • Cria mecanismos de recomendação;
  • Retém os talentos;
  • Oferece gestão de rede de fornecedores.

Com isso, diante dos benefícios apresentados, independentemente se a sua empresa trabalha no mercado de tecnologia ou em uma colhedora de cana, estabelecer o Big Data é um passo necessário e que deve ocorrer o quanto antes.

Como aplicar o Big Data?

O Big Data pode ajudá-lo a gerenciar uma variedade de atividades de negócios, tendo um papel determinante desde a criação de um produto, como um tanque polipropileno, até o gerenciamento da experiência do cliente final.

Com isso, para que você tenha um direcionamento em relação a implantação dessa estratégia, confira algumas ações para aplicar o Big Data e garantir um crescimento e evolução constante.

Determine os objetivos da análise de dados

Em geral, o uso de Big Data depende de cada cenário em que é aplicado. Consequentemente, você deve primeiro definir metas e, em seguida, aplicar a tecnologia.

Com tantos dados que você pode coletar, é fácil se perder. Por isso, é importante saber como você vai utilizá-los e o que realmente é útil para você. Tente anotar os indicadores mais importantes. Basicamente, antes de chegar ao “como”, você precisa definir o “o quê”.

Preocupe-se com a preparação dos dados

Um dos problemas que a maioria das empresas enfrenta hoje é a falta de dados para análises.

Embora os dados de associação ou transação possam se acumular ao longo dos anos, eles são formatados de forma inconsistente, desatualizados, inválidos ou espalhados por diferentes sistemas ou sob o controle de diferentes departamentos.

É preciso muito tempo ou esforço para centralizar todos os dados, limpar a lista e converter todos eles em um formato de computador utilizável antes de analisá-los. Existem várias opções de plataforma de Big Data prontas para uso que resolvem esse problema.

Isso inclui Amazon Web Services, Microsoft Azure e Google Big Query. Além dessas plataformas, você também pode escolher o Hadoop, uma ferramenta baseada em Linux que roda em servidores Apache.

Parta para a análise de dados

Quando todos os dados estão centralizados, de boa qualidade e em formato legível e consistente, chega-se à fase de análise. Em geral, pode ser feita uma distinção entre análise técnica e análise preditiva.

A análise descritiva usa inteligência de negócios e mineração de dados para encontrar a resposta para a pergunta “O que aconteceu no passado?”. Os resultados da análise geralmente são exibidos na forma de relatórios ou painéis.

Dessa forma, os dados serão analisados ​​para fornecer informações como gastos com marketing, causa das falhas diante das estratégias e os principais indicadores de desempenho.

Por outro lado, a análise preditiva visa responder à pergunta “o que pode acontecer no futuro?” usando diferentes modelos estatísticos.

O resultado da previsão depende de encontrar o padrão oculto significante ou correlações entre diferentes conjuntos de dados no histórico. Um modelo estatístico é construído para tentar estimar a probabilidade do mesmo resultado no futuro.

Proporcione uma boa visualização dos dados

Após a análise, também é importante apresentar os resultados de forma compreensível, principalmente se tiver que apresentá-los à direção da empresa.

A visualização de dados é um novo termo que se tornou popular nos últimos anos. 

Refere-se à apresentação de informações em um formato gráfico que ajuda os leitores a entender conceitos complexos, identifica rapidamente padrões, tendências e correlações e entende conceitos facilmente.

Existem também algumas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de inteligência tecnológica e visualização de dados, como Tableau e QlikView.

Ele permite que mesmo as pessoas que não estão familiarizadas com os conceitos de computador criem facilmente gráficos e tabelas, alterando vários parâmetros em tempo real e mudando interativamente o conjunto de dados que desejam visualizar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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