CRM

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CRM significa Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Geralmente ele é definido como um software de gestão de empresas que auxilia as equipes de vendas e proporciona um maior gerenciamento da carteira de clientes.

Entenda que o CRM vai muito além do auxílio à equipe comercial, ele é um uma estratégia interdisciplinar, ou seja, uma empresa de calibração termohigrômetro, por exemplo, irá englobar a gestão de vendas, marketing e relacionamento com o cliente.

Sendo assim, com ele é possível:

  • Analisar interações feitas pelo usuário;
  • Antecipar a solução para as suas reais necessidades;
  • Otimizar recursos;
  • Aumentar as vendas.

Para entender melhor como funciona essa estratégia, continue lendo esse artigo, pois separamos tudo que você precisa saber sobre o tema.

O que é CRM?

É uma estratégia que consiste na utilização de algumas táticas de negócio com suporte tecnológico que tem o propósito de gerenciar o relacionamento com o cliente.

Mas o CRM vai muito além disso, pois proporciona o gerenciamento de todas as áreas ligadas aos clientes, como seus desejos e necessidades, com isso antecipando o que esse consumidor precisa.

Toda essa estratégia acaba gerando mais vendas e com isso ajudando a capacitação dos clientes.

Por exemplo, uma empresa de treinamento siemens que opta pelo CRM utiliza todas as informações sobre os seus clientes para conhecê-lo melhor e com isso ir direto ao ponto que ele precisa, de acordo com as suas dores.

Para facilitar esses processo e toda prospecção de dados, é necessário contar com alguma ferramenta que armazena os seguintes dados:

  • Atividades diárias;
  • Contatos que tiveram com a empresa;
  • Visitas pelos sites da empresa;
  • E-mails;
  • Interações por telefone;
  • Telefone;
  • Endereço.

A partir desses dados é possível criar inúmeras estratégias em todas as áreas da sua empresa para melhorar toda experiência desse consumidor.

O que é um sistema de CRM?

Bom, agora que você já conhece o que é um CRM e por que ele é importante, é importante conhecer os sistemas que fazem toda a gestão necessária.

O sistema de CRM nada mais é que um software responsável pelo gerenciamento da relação entre o consumidor e a empresa.

Dessa forma, você tem uma empresa de cinta de lixa para ferro, por exemplo, e precisa armazenar todos os dados que foram descritos no tópico anterior, esse software será responsável por armazenar essas informações.

Mas não banalize e o pense que o CRM é apenas uma lista de contatos mais completa, na verdade ele é uma ferramenta poderosíssima na gestão de dados estratégicos.

Saiba que não precisa ser uma multinacional ou uma grande empresa para utilizar esse recurso, o CRM e seus softwares podem ser usados por pequenas empresas como sistema ERP para pequenas empresas ou até lojas de roupas de bairro.

Com ele é possível identificar padrões de comportamento que possibilitam a antecipação das demandas, satisfação dos consumidores e otimização da rentabilidade da sua empresa, os objetivos buscados por esse negócio costumam ser:

  • Fortalecimento do relacionamento com os clientes;
  • Fidelização por meio da automatização dos processos e serviços.

Entenda que essa fidelização é alcançada através do atendimento de todas as demandas do consumidor, gerando satisfação. Sendo assim, quando ele precisar de um despachante aduaneiro SP, por exemplo, irá pensar na sua empresa por causa da ótima experiência.

Qual a importância do CRM para a sua empresa?

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, afinal vivemos na era das transformações digitais. Isso tudo permite que cada vez mais os clientes estejam no centro das operações e tenham acesso a todas as informações necessárias.

Do outro lado da ponta estão as empresas, que com isso passam a conhecer a fundo os seus clientes, com isso estão atento às suas necessidades, sendo assim esse consumidor se encontra cada vez mais disputado e valorizado.

Isso acontece porque agora o cliente não é apenas um espectador que fica acompanhando e recebendo as informações sobre um controlador de temperatura digital preço, por exemplo, agora ele tem acesso a todas as informações que procurar e desejar saber.

Ou seja, os compradores se tornaram muito mais ativos em todo o processo de compra, sendo assim a construção de confiança com esse consumidor e todo relacionamento com a sua empresa, isso faz com que o seu negócio se destaque entre a concorrência.

Toda essa cultura de focar no cliente e em suas necessidades numa relação a longo prazo com o consumidor é o que chamamos de CRM, com isso fica mais fácil e objetivo entender o conceito.

Como o CRM pode ajudar as empresas?

É crucial ter um bom relacionamento com o cliente para qualquer empresa, seja ela de laudo pgr ou uma loja de bolos. Isso pode ser um grande diferencial justamente para pequenas empresas que não conseguem competir com as gigantes do mercado.

A verdade é que essa estratégia já é aplicada há muito tempo nas empresas país afora, mas desde então essa estratégia só vem crescendo.

Pense, por exemplo, em uma empresa de balança industrial na qual você costuma utilizar os serviços e fica próximo a você. Provavelmente os softwares não são utilizados, mas o dono sempre tinha um controle manual, anotando as informações pessoais em um caderno.

Muito provável que ele tenha a sua data de nascimento, e no dia do seu aniversário ele te dê um brinde, o que te deixará satisfeito e fará com que você se sinta especial. Após esse episódio, é bem provável que você se torne fiel a essa loja e indique para seus amigos.

É isso que irá acontecer com o seu negócio a partir do momento em que sua empresa colocar o CRM em prática.

Saiba as estratégias você obtém ao utilizar o CRM

Como ficou claro, o CRM ajuda qualquer negócio, mas conheça quais estratégias você irá conseguir ao utilizá-lo.

Mais controle e organização

Quando você adota a estratégia de CRM na sua empresa, você consegue organizar e centralizar informações de todos os leads e clientes, e o sistema permite que você faça isso de forma acessível e intuitiva.

Com isso fica bem mais fácil ter o controle sobre todos os dados armazenados, isso simplifica várias tarefas, mas principalmente a análise de indicadores de desempenho e o próprio atendimento ao cliente.

Integração de dados

As planilhas podem dar um trabalhão até que se organizem todos os dados e mantenha todas as informações necessárias, mas com o CRM é bem mais fácil de armazenar tudo o que precisa.

Assim, todas as informações ficam armazenadas em um único lugar, o que permite com que elas sejam acessadas de uma maneira muito rápida e fácil.

Com isso a empresa como todo, desde a equipe de marketing até as vendas, consegue encontrar os registros com mais seguranças e acima de tudo praticidade.

Aumente suas vendas

Todas essas informações garantidas pelas ferramentas de CRM permitem o gerenciamento das vendas em um único lugar, facilitando o dia a dia dos vendedores. Essa agilidade economiza o tempo das vendas e com isso aumenta a qualidade do serviço.

É justamente devido a essa rapidez e eficiência que as empresas conseguem aumentar seu lucro.

Fidelização do cliente

É importante sim focar em atrair mais clientes, mas acima de tudo é importante dar a devida atenção para a fidelização dos clientes, afinal esse é um processo muito importante, talvez até mais que a captação de novos consumidores.

Com as ferramentas certas e um bom sistema de CRM e gestão de relacionamento com o cliente, sua empresa irá conseguir personalizar o atendimento, já que você conhece todas as necessidades e desejo desses clientes.

Essas informações são fundamentais, pois permite que sua empresa ofereça os serviços específicos de acordo com o perfil de cada cliente, aumentando a chance de que eles façam compras recorrentes, o que aumenta a fidelização.

Empresas que usar CRM

Conheça algumas empresas de sucesso que utilizam o sistema de CRM em negócios, são elas:

  • Zanardo Válvulas Industriais;
  • Unimed;
  • Conlog;
  • Empresas Maggi.

Todas elas utilizam esse sistema em seu negócio e com isso conseguem otimizar seus serviços, melhorar o seu atendimento, satisfazer seus clientes e com isso fidelizá-los, fazendo com que aumente seu número de vendas.

É essencial que a sua empresa saiba como tratar e acima de tudo usar os dados do seu cliente a seu favor. Isso abre um leque para inúmeras possibilidades e estratégias, com isso você consegue se destacar no mercado e se sobressair entre seus concorrentes.

Invista em um bom sistema de CRM e utilize todo o potencial que essa ferramenta tem a oferecer para sua empresa. Sem dúvidas você terá muito sucesso em vendas e em qualidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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