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O marketing de conteúdo tem sido um termo bastante utilizado há algum tempo. Todo criador de conteúdos está procurando o maior número de compartilhamentos sociais na esperança de se tornar muito popular da noite para o dia.

Com quase 90% das startups usando técnicas de marketing de conteúdo para promover seus produtos e serviços na internet, não é segredo que a concorrência aqui é bastante acirrada.

Isso tem sido feito em muitas empresas, desde as de soluções de isolamento acústico, até as de produtos digitais e empreendedores.

Pode ser um vídeo do YouTube, um post de blog, um tweet ou quase qualquer outro conteúdo que seja visto e compartilhado, a meta é que ele se torne viral.

Neste ponto você pode pensar que tornar seu conteúdo viral é tão provável quanto incendiar um local e usar o alarme de incêndio endereçavel, mas a realidade é muito diferente.

Se você deseja gerar engajamento para o seu negócio ou apenas quer saber algumas dicas especiais sobre marketing de conteúdo viral, continue lendo.

Reunimos algumas dicas neste post que o ajudará a projetar seu conteúdo viral e torná-lo irresistível para seu público. Veja agora as principais dicas para se tornar viral ainda esse ano. É hora de viralizar!

Conheça bem seu público

Se você postar seu conteúdo cegamente sem um público claramente definido, o objetivo de se tornar viral pode facilmente ser “levado pelo ralo”. Essa é a primeira coisa a se fazer antes de planejar um conteúdo viral.

Logo, essa é uma etapa que exige que você seja um pouco mais técnico. Isso porque você precisa conhecer seu leitor ou cliente com antecedência, mesmo que seja uma empresa de portaria terceirizada, por exemplo, em que o público-alvo já é mais fácil de identificar.

Ou seja, independente de qual segmento ou setor da sua empresa, você precisa identificar seus pontos problemáticos, suas dores e adaptar sua oferta de acordo com essas informações.

Lembre-se, você só pode entregar valor quando sabe com o que seu público realmente se importa. Pra fazer isso, você pode:

  • Criar uma persona;
  • Realizar pesquisas de mercado;
  • Realizar pesquisas de palavras-chave;
  • Monitorar o tráfego do site via Google Analytics.

Quando você determina os interesses do público da maneira certa, seu conteúdo viral prospera e realmente traz os resultados que você precisa.

Otimize seu conteúdo

Sem dúvida os mecanismos de pesquisa fornecem o tráfego orgânico mais qualificado e de longo prazo para os sites.

Portanto, para tornar seu marketing de conteúdo viral, é preciso identificar palavras-chave potencialmente virais e pouco competitivas e, em seguida, otimizar seu conteúdo para elas.

Por exemplo, se você possui uma empresa de soluções e ferramentas de manutenção e sistemas elétricos, pode fazer uma análise de palavras-chave como “vara de manobra preço” ou “ferramentas para NR preço”.

Isso porque, geralmente, os usuários interessados em qualquer produto sempre buscam por preço deste produto.

Quer uma maneira de simplificar esse processo? A ferramenta de palavras-chave da SEMrush é a solução perfeita. Essa ferramenta pode descobrir mais de 2 milhões de palavras-chave, além de permitir que você as segmente em grupos

Escolha as melhores palavras-chave com base em se você pode classificá-las ou não. Um exemplo prático é se você for uma empresa fornecedora de máquina empacotadora, por exemplo, o seu público-alvo são empresas de café, biscoitos e diversas outras de insumos.

No entanto, não é interessante pensar dessa forma, afinal você vai entrar em contato com uma pessoa, não com uma empresa. Essa pessoa pode ser o diretor, gerente de relações, ou mesmo o próprio CEO da companhia.

Mas ainda assim é uma pessoa, e eles também pesquisam conteúdos na internet para tirarem dúvidas, assim como todo mundo.

Torne o conteúdo útil para seu público

Se um usuário achar seu conteúdo valioso, ele o recompensará com várias ações, incluindo o compartilhamento da postagem com a rede de amigos. Além disso, você sabe que ouvir seu público-alvo pode ajudar a tornar seu conteúdo mais útil?

Essa prática também é chamada de Social Listening e consiste em ouvir e monitorar as conversas que ocorrem dentro de uma plataforma de mídia social. Ele permitirá que você entenda o que interessa ao seu público e, em seguida, crie um conteúdo valioso.

O visual estimula a viralidade do conteúdo

O uso de um conteúdo visual como uma imagem ou um vídeo é necessário para atrair a atenção do usuário. O visual deve ser capaz de despertar emoções nos usuários, que estarão mais pressionados a compartilhar o post com sua rede.

Um post publicado no Facebook com a adição de uma imagem, por exemplo, é capaz de atingir um nível de engajamento 2,3 vezes maior do que um post sem.

Então utilize esse gatilho poderoso até mesmo se você tiver uma empresa com produtos ou serviços bem nichados como no caso de empresa que faz aplicação de epóxi em parede, por exemplo.

Use a imaginação e lembre-se de adicionar elementos visuais ao seu post – você verá como tudo se tornará mais convidativo para os usuários.

Faça textos e copys que chamem a atenção do público

Outro elemento útil para atrair o usuário e pressioná-lo a compartilhar seus post nas redes sociais é a elaboração de um texto envolvente e bem formulado. Mas, afinal, como você pode escrever um texto de forma a atrair a atenção do seu público?

Aqui estão seis pequenas dicas:

  • Lembre-se de falar a linguagem do seu público;
  • Analise como os usuários se comunicam e se expressam;
  • Pesquise as dores do seu público;
  • Escreva o que eles gostariam de ler;
  • Escreva de forma curta e simples;
  • Ao se comunicar com eles, seja claro e conciso.

Considere o uso de emojis: seja você uma marca de guarnição inflável ou um influenciador, por exemplo, usar emojis no texto pode aproximá-lo do seu público.

Os emojis oferecem uma interpretação mais envolvente e convidativa. Claro, lembre-se de ficar em sintonia com o seu tom de voz! Fazendo isso você notará como um texto cativante e uma imagem consistente com o texto são uma combinação vencedora!

Adicione o botão “compartilhar” ao seu blog

Se você tem um blog que tem certo engajamento e publica bastante conteúdo, é importante que haja botões de compartilhamento em canais fora do blog, como as redes sociais, já que estamos em uma era digital, onde você compra qualquer coisa com apenas um clique.

Então aproveite esse recurso instigante aos usuários e permita que eles compartilhem seu conteúdo com apenas um clique, dessa forma seu conteúdo terá mais chances de se tornar viral.

O potencial viral geral pode não estar à altura se o seu conteúdo não tiver os botões de compartilhamento social facilmente acessíveis.

Seja curto e conciso

Conteúdos curtos e direcionados tem maior potencial para se tornar viral do que conteúdos longos. Isso independente do formato do conteúdo (vídeo artigo, frase, tutorial, etc).

A grande maioria dos conteúdos virais são curtos e direcionados. Vídeos em plataformas como TikTok ou Facebook costumam variar entre 30 segundos e um minuto.

Além desse tempo, o espectador pode perder o interesse em compartilhar os conteúdos e até mesmo de ver até o final.

O mesmo vale para os blogs, a menos que você esteja tentando criar um guia definitivo cheio de infográficos, é essencial manter o formato do texto curto e organizado, já que as pessoas têm períodos de atenção limitados.

Outro ponto importante é tornar seu conteúdo “rastreável” com legendas, marcadores e imagens.

O texto de formato longo, em comparação, tem a vantagem competitiva de ser mais contextual e informativo para os leitores. No entanto, não é a maneira mais indicada de criar conteúdo viral.

Estimule as emoções fortes

Você sabia que quando conteúdos fazem um leitor ou espectador sentir determinadas emoções, é mais provável que ele os compartilhem nas redes sociais? Afinal, os seres humanos são emocionais. No entanto, não é qualquer emoção.

Um estudo com mais de 500 mil usuários do Facebook mostrou que conteúdo positivo provavelmente receberá mais compartilhamentos sociais do que notícias negativas.

Uma campanha de marketing viral, portanto, deve ser capaz de explorar as emoções do público-alvo sendo estas emoções positivas, como alegria, diversão, auto-ajuda e admiração, por exemplo.

Aumente seu impulso com publicidade paga

Idealmente, você pode otimizar ainda mais a viralidade do seu conteúdo por meio de publicidade paga. Mesmo em empresas do setor industrial, como empresas de aplicação de resina em piso, por exemplo, podem se beneficiar dessa estratégia de marketing.

Afinal, a publicidade paga é ótima se você quiser vender qualquer produto, mas também é ótima se você quiser se tornar viral e gerar atenção dessa maneira.

A melhor coisa sobre os métodos de publicidade paga é o custo por clique (CPC) dos anúncios de mídia social. Eles permitem que você crie um buzz inicial e um impulso em torno do seu conteúdo.

Antes de passar diretamente para anúncios pagos, para evitar decepções e baixas taxas de engajamento, certifique-se de ter criado conteúdo de alta qualidade e otimizado todos os outros aspectos possíveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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