SEO

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Para garantir que o seu perfil na internet tenha um boa visibilidade por parte dos usuários é preciso adotar uma série de estratégias, de forma a aumentar a percepção do público em cima de seu blog ou site. Otimizar o SEO pode ser uma dessas práticas.

Isso porque mesmo que o seu conteúdo apresentado tenha a melhor qualidade possível, é preciso garantir que suas publicações cheguem ao alcance do público presente na internet, talvez um dos maiores desafios de quem possui algum projeto nesse cenário virtual.

Pois ao mesmo tempo que surgiram novas oportunidades para todos os indivíduos presentes em uma plataforma virtual, de fato esses benefícios passaram a ser acessíveis para uma ampla variedade de públicos, com seus projetos pessoais ou comerciais.

Impactando diretamente em um alto nível de competição na internet, onde conquistar o interesse dos usuários se torna o primeiro passo para que seja possível converter essa audiência em consumidores. Principalmente quando se trata de um negócio virtual.

Como uma empresa de ônibus fretado que passa a trabalhar com um sistema de venda virtual, permitindo aos passageiros o aluguel desse tipo de serviço através do site dessas companhias, assim como a compra de passagens que hoje podem ser feitas por aplicativos.

Para que qualquer tipo de atividade possa ser executada pelo público em suas plataformas digitais, primeiro é preciso que essa audiência tenha acesso a tais sites, aplicativos ou sistemas, o que começa pelo reconhecimento dos usuários acerca dessas aplicações.

E quando se trata de encontrar respostas para as suas indagações, as plataformas digitais de busca se tornaram a principal ferramenta a ser utilizada pelo público.

Com o Google se tornando o maior amigo de quem está perdido e precisa de um mapa, ou está à procura de empresas de rolamentos SP, que possam servir como fornecedores de um negócio industrial que você pretende abrir nesta região.

E para se destacar nesse sistema, nada é mais importante do que o SEO.

O conceito de SEO

Essa sigla serve como uma abreviação para o termo em inglês Search Engine Optimization. Algo que pode ser traduzido como uma otimização dos sistemas de busca, atuando diretamente na forma com que o seu endereço virtual é identificado por esses programas.

Levando o seu site a conquistar uma posição de destaque após alguém pesquisar por uma das chaves que está associada ao seu negócio. Respostas essas que surgem no SERP (Search Engine Results Page), a página de resultados dos sistemas de busca.

A relação entre esses dois sistemas é o que acaba por definir a posição de destaque do seu endereço virtual na internet, indo diretamente ao encontro dos usuários que podem procurar pelos seus serviços, ou ser atendido por anúncios patrocinados pela sua empresa.

Uma associação que permite com que alguém digite na barra de busca do seu navegador por informações sobre como cuidar das finanças do seu negócio, e acabe sendo direcionado para o perfil digital um escritório que realiza consultoria tributaria contábil.

Isso acontece por causa da ação dos crawlers, programas de busca que analisam as plataformas disponíveis na internet, identificando pontos importantes que podem ajudar no destaque desses endereços junto aos citados sistemas de busca.

Algo que funciona a partir da análise de uma diversidade de tópicos, como:

  • Palavras-chave;
  • Títulos e subtítulos;
  • Imagens;
  • Qualidade e tamanho dos conteúdos.

Logo, sendo pontos a serem observados por quem administra algum tipo de projeto na internet, como um blog pessoal, uma loja virtual ou site institucional de sua companhia. Elevando a percepção sobre o seu endereço virtual, independentemente do formato de tráfego.

Existindo dois métodos nesse sentido, como o tráfego orgânico, associado ao movimento de pesquisa espontâneo de um usuário, procurando pelos serviços de uma clinica de fisioterapia, e o tráfego pago, com a presença de anúncios vinculados a tal consultório.

E se uma boa configuração SEO irá impactar diretamente na visualização do site, é importante então ter atenção a possíveis práticas que podem ajudar com esse tipo de estrutura.

Como ter um bom SEO em seu site

Da mesma forma com que um sistema de busca analisa uma série de questões enquanto define a sua posição nas páginas de resposta, também é possível contar com um número amplo de ferramentas e estratégias que ajudem com a sua visualização na internet.

Entre esses conceitos vale destacar:

A presença de um bom conteúdo

Da mesma forma como uma empresa necessita dispor de produtos e serviços de qualidade, para que seja possível conquistar a confiança e interesses dos seus consumidores. Quando se trata do seu perfil digital essa necessidade está associada aos seus conteúdos.

Por isso é importante alimentar o seu site ou blog com textos e matérias de qualidade, que chame a atenção dos usuários e garanta a sua presença na navegação em seus perfis.

Estrutura do texto

Além do conteúdo em si, é importante adotar certas técnicas acerca da construção dessas postagens, a partir de elementos como:

  • Títulos;
  • Número de palavras;
  • Tamanho dos parágrafos;
  • Formato do texto.

Tudo faz com que as publicações de uma empresa de instalações elétricas em seus perfis digitais sejam facilmente identificadas pelos programas de busca. Além de garantir uma melhor legibilidade para os textos divulgados por tal companhia.

Atenção às palavras-chave

O uso de palavras-chave nos seus conteúdos pode ajudar com que eles alcancem uma melhor visibilidade, com esses termos servindo como uma ponte esse suas publicações e o tipo de pesquisa realizada pelos usuários em seus navegadores.

Mas não basta encher seus textos de palavras-chave, já que nos sistemas de busca podem enxergar essa estratégia como um tipo de fraude, penalizando o seu site e dificultando a visualização dele nas páginas de resposta.

Uso de meta tags

Enquanto as palavras-chave se tratam de elementos SEO de fácil visualização, as meta tags se tratam de elementos descritivos a serem lidos pelos sistemas de busca. O que otimiza o encontro do seu site por esses programas específicos.

Entre eles existe o Tag Title, voltado ao título de uma matéria sobre as ações de uma fábrica de carroceria metálica e a forma como essa chamada vai aparecer nas páginas de resultado, e o meta description, trazendo um breve resumo sobre o conteúdo ali tratado.

Para páginas que possuam algum tipo de imagem existe também a meta tag Tag alt, que traz um texto alternativo que faz referência a algum elemento visual ali presente, fazendo uma descrição desta foto.

Link building

A construção de relevância do seu site também é responsável por uma maior visualização dele. Uma forma de conseguir isso é através do uso de backlinks. Com a presença de público ao seu site ou após clicarem em um link disponível em outros endereços virtuais.

A presença de link internos, referenciando outros conteúdos disponíveis em seu site, também é uma forma de otimizar essa construção, por meio do chamado link building.

URL curtas

A URL (Uniform Resource Locator) de um site se trata do endereço em si dessa plataforma digital, ou seja, o que precisa ser digitado no navegador para chegar diretamente a um site, blog ou página presentes no cenário da internet.

Uma URL curta se torna mais fácil de ser memorizada pelo público, assim como pelos dispositivos de busca, com ambas as situações ajudando a garantir uma maior visualização sobre o seu endereço virtual.

Site de boa navegação

A experiência do usuário ao realizar uma compra em site de vendas de tintas também é considerada pelo sistema SEO, como uma categoria importante para o rankeamento do seu site. Diante da qualidade de navegação oferecida por essa plataforma.

Por isso é importante trabalhar junto de um sistema de estrutura intuitiva, que permite uma navegação adequada pelo usuário. Um site que carrega rápido e que se adapta ao dispositivo de quem o acesso são tópicos importantes para garantir essa boa experiência.

Auditoria do site

Por fim, é importante fazer análises frequentes sobre o seu endereço virtual, garantindo que não existam páginas que levem à links quebrados, ou com a presença de qualquer anomalia capaz de atrapalhar a experiência do navegador.

Mais do que isso, pontos que prejudicam o rankeamento do seu site pelos programas de busca, que podem colocá-lo em uma posição baixa ou sequer apresentá-lo dentro das páginas de resultados.

Após a resolução de possíveis problemas encontrados, as chances do seu site apresentar uma melhor performance na internet se tornam maiores. O que pode acabar por otimizar outros tópicos associados a esse desempenho.

Como o número de clientes conquistados por um escritório de consultoria contábil, junto dos resultados comerciais desses negócios, tudo como consequência do reconhecimento do seu perfil digital nas redes.

E para garantir essa situação positiva ao seu negócio no mundo virtual, é importante prestar atenção em tudo que envolve o seu SEO.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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