pesquisa de mercado

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Saber conduzir uma boa pesquisa de mercado é um dos passos mais importantes para sua empresa de portaria e limpeza, bem como de qualquer outro ramo, se destacar, entendendo melhor o ambiente em que ela está inserida e como pode otimizar as vendas.

A pesquisa de mercado é uma das principais ferramentas para o planejamento estratégico de suas ações de marketing. Com ela, é possível lidar com uma série de aspectos importantes para determinar o sucesso de sua companhia, por exemplo:

  • Conhecer melhor seu público;
  • Conquistar novas oportunidades;
  • Entender o mercado em que está inserido;
  • Reduzir o risco operacional.

Desse modo, essas ações ajudam a empresa a determinar linhas de ação e permitem que os gestores tomem decisões mais assertivas, com base em dados coletados nesse tipo de pesquisa.

Mesmo em um período digital, onde a coleta de informações é extensa e cada vez mais ágil, oferecendo dados importantes para a tomada de decisões, ainda existe incerteza sempre que você lida com o mercado de software para controle de estoques e outros.

Isso porque estas informações não conseguem antever a natureza de um mercado específico. Para isso, as pesquisas são o melhor caminho para redução de erros e otimização de suas ações de marketing e vendas.

Entenda mais sobre a importância das pesquisas

Estudar o mercado em que sua empresa trabalha é fundamental para conseguir entender melhor suas oportunidades e como a companhia pode trabalhar mais efetivamente, independentemente do estágio ou do porte em que se encontre no momento.

Ainda que a pesquisa de mercado seja um elemento extremamente importante para o mercado, muitos gestores ainda têm dúvidas quanto aos seus propósitos e mesmo sua execução, o que gera problemas em diversas empresas.

Em sua essência, a pesquisa de mercado nada mais é do que uma ferramenta para identificar a realidade em que a empresa está inserida e como ela pode realizar ações efetivas para garantir um bom resultado com relação a esse tipo de empreendimento de assessoria fiscal.

As informações coletadas nesta pesquisa de mercado são fundamentais para garantir resultados mais seguros e uma tomada de decisões bem elaborada da parte de gestão da empresa, e podem ser realizadas de duas maneiras mais comuns.

Pesquisa primária

A pesquisa primária é aquela que a própria companhia tomará à frente da situação. Isso pode acontecer usando o profissional qualificado para a operação ou mesmo contratando um colaborador especificamente para essa finalidade.

Esse tipo de pesquisa costuma ser mais focado na necessidade da empresa de assistência técnica máquina de café expresso, por exemplo, em particular, uma vez que recebe as perguntas que a equipe de gestão deseja fazer, mas o alcance nesse formato acaba sendo um pouco menor.

Pesquisa secundária

Já as pesquisas secundárias são coletadas por empresas especializadas nesse tipo de análise. Estas empresas ou equipes possuem um alto espectro de pesquisa, e conseguem resultados muito importantes para você compreender melhor esse tipo de ação.

Entretanto, por serem empresas não relacionadas diretamente à companhia, é comum que esse tipo de pesquisa seja mais padronizado, sem tantas questões que envolvam diretamente as dúvidas ou questionamentos da equipe de gestão de sua contabilidade para empresas.

Dentro do contexto de pesquisas secundárias estão também os relatórios e guias gerados de maneira pública, que podem vir de diversas fontes regulamentadoras, empresas terceirizadas e até mesmo seus concorrentes.

Fazendo uma boa pesquisa de mercado

Agora que você compreende um pouco melhor o conceito de pesquisa de mercado e sua importância, é necessário que você tenha em mente as ações que devem ser tomadas para você criar uma pesquisa de qualidade.

Esse é um ponto muito importante para você trabalhar mais adequadamente com esse tipo de ação. Uma pesquisa bem elaborada pode dar informações preciosas para a empresa, garantindo novas estruturas de atendimento.

Entretanto, esse formato de atividade costuma ser bem personalizado, e cada empresa tem suas próprias dúvidas e questionamentos, o que torna muito diferente o resultado para duas companhias usando o mesmo tipo de pesquisa, mesmo que estejam no mesmo segmento.

Por isso, é importante que você faça um bom planejamento e adapte as questões da pesquisa para sua realidade, principalmente se desejar entrar para as melhores empresas de consorcio de imoveis ou de qualquer outro ramo que você atue.

Pense no objetivo

O objetivo é o primeiro item que deve ser levado em conta na hora de fazer uma pesquisa de mercado. Você deve identificar qual é a real necessidade de fazer a pesquisa, e o que os resultados dela podem otimizar em sua empresa.

Esse tipo de ação pode variar muito, embora a maioria dos empreendedores acredite que o objetivo de todas as pesquisas é aumentar suas vendas. Até mesmo a questão de precificação e de qualidade dos produtos é levada em conta nesse momento.

Ao definir um bom objetivo para suas ações, você consegue trabalhar com muito mais qualidade suas pesquisas, conseguindo conquistar uma estrutura de atendimento mais adequada para a empresa.

Lembre do público-alvo

A definição do público-alvo é muito importante para que você consiga as respostas que precisa. 

O público-alvo é um grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, que atende uma necessidade específica para as respostas de seus questionamentos em uma consultoria para planejamento estratégico ou qualquer outra empresa.

Normalmente, é considerado seu público-alvo as pessoas com maior potencial de consumo na empresa, mas este não é o caso específico da pesquisa de mercado.

Embora estas pessoas possam ser o foco da pesquisa, você pode considerar fornecedores, parceiros e até concorrentes o público-alvo de uma determinada pesquisa. Por isso, é muito importante saber lidar com esse tipo de ação.

A criação de personas pode ajudar a identificar qual público realmente é importante para sua pesquisa de mercado. A persona é uma idealização de um consumidor, uma figura fictícia que representa seu público-alvo, mas de maneira mais detalhada.

A persona poderá responder sua pesquisa para que você avalie se este é de fato o público que trará respostas importantes para você conseguir trabalhar com mais efetividade, garantindo uma ação mais expressiva para essa atividade.

Trabalhe com a amostragem

Por trabalhar com respostas que podem mudar os rumos da sua empresa, é interessante que você tenha em mente a amostragem da pesquisa. 

O conceito de “quanto mais, melhor” não se aplica a esse tipo de ação, uma vez que é preciso ter um entendimento melhor das respostas para seu fornecedor de alimentos sem glúten, principalmente se você quiser acertar nas suas ações.

A amostragem nada mais é do que a quantidade de pessoas entrevistadas. Esse número é importante para que você consiga fazer uma análise estatística de qualidade para trabalhar com o relatório gerado da pesquisa de mercado.

A amostragem é uma forma de delimitar a pesquisa, e entender o impacto que suas ações têm gerado ou podem gerar no mercado, entendendo melhor quais são os potenciais que esse tipo de atividade pode influenciar em uma pesquisa como um todo.

Roteiro

As perguntas são o centro de qualquer pesquisa de mercado. Você precisa saber o que perguntar, quando perguntar e a melhor maneira de elaborar esse tipo de pergunta, garantindo a máxima eficiência desse tipo de ação.

O ideal é que você mantenha as perguntas simples e diretas, sem parcialidade e permitindo que os usuários compreendam claramente o que está sendo perguntado. Diferentemente de uma prova ou teste, não há erros e acertos na pesquisa de qualidade.

Por isso, é importante que você passe uma maior liberdade para o consumidor, permitindo que ele se sinta confortável de dar uma opinião sincera que de fato ajude na elaboração de uma atividade específica, e que possa agir de maneira mais expressiva em suas ações.

Aplicação

A aplicação da pesquisa mudou muito nos últimos anos, com a tecnologia como apoio do setor empresarial. Hoje, você pode até mesmo realizar a pesquisa por e-mail, sem que o usuário precise sair de casa para responder as perguntas necessárias.

Além disso, existem diversos outros métodos que ajudam o empresário a obter as respostas de sua pesquisa. Sabendo aplicar os conceitos de tecnologia com qualidade, você terá uma estrutura muito importante para garantir suas ações e otimizar estas atividades.

Análise de resultados

Ao final do processo, você deve fazer uma compilação das respostas recolhidas e fazer uma análise detalhada destas informações, aplicando estes conceitos em suas ações futuras para garantir uma otimização de sua empresa.

Quanto mais é trabalhado a questão da avaliação da pesquisa de mercado, mais informações precisas o empreendedor terá para conseguir trabalhar efetivamente em suas ações.

Considerações finais

A pesquisa de mercado é mais do que um simples relatório de como sua empresa pode se posicionar no nicho em que atua. Trata-se de uma ferramenta de reconhecimento, que permite a elaboração de novas estratégias para o sucesso comercial da empresa.

Uma companhia que consegue trabalhar corretamente com esse tipo de recurso tem um enorme potencial para se tornar uma liderança no nicho em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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