SQL

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Você sabe o que é a sigla SQL e como essas três letrinhas podem ser importantes para alavancar as vendas do seu negócio?

 

A sigla SQL é utilizada para se referir ao termo “Linguagem de Consulta Estruturada”, que em português quer dizer “Linguagem de Consulta Estruturada”, que resumindo, é uma linguagem de programação para trabalhar com banco de dados relacional (tabelas). 

 

E foi criado para permitir que vários desenvolvedores acessem e editem os dados da empresa simultaneamente de forma descomplicada e unificada. Se você quer saber mais sobre o que significa SQL e lead SQL, e qual a importância para as vendas, continue lendo este artigo!

O que é SQL e para que serve?

SQL dentro da programação, refere-se a uma linguagem padrão que é destinada para trabalhar e estruturar bancos de dados relacionais. É uma linguagem declarativa e não requer conhecimento profundo de programação para começar a desenvolver.

 

Como mencionamos no início, SQL significa Linguagem de Consulta Estruturada, literalmente uma linguagem padrão para executar consultas, seja de sensor de PH, ou de projetos diversos na área de programação.

 

O SQL é utilizado de forma relativamente semelhante entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: 

 

  • Oracle;
  • MySQL;
  • MariaDB;
  • PostgreSQL; 
  • Microsoft SQL; 
  • Server.

 

E muitos outros. Cada um tem suas próprias características, sendo o MySQL e o PostgreSQL extremamente populares por possuírem versões gratuitas e de código aberto.

 

É também uma linguagem que muitos profissionais acabam tendo que aprender: seja quem usa muito Excel e acaba migrando informações para um banco de dados.

Quais são as principais instruções SQL?

Os principais comandos SQL são:

 

SELECT: recupera linhas de tabelas de acordo com os critérios definidos na chamada cláusula WHERE. 

 

INSERT: insere novas linhas na tabela com relação aos argumentos que são passados ​​para o INSERT, pode ser utilizado o INSERT INTO nf(nome, pagamento, valor) VALUES ‘pen’, ‘2019-07-15’, 150.

 

UPDATE: atualiza linhas no banco de dados de acordo com um critério WHERE, como alteração de CPF. DELETE: exclui linhas da tabela de acordo com critérios.

 

Há também um grande número de subcomandos para pesquisas melhores e mais sofisticadas, como JOIN, LIKE, HAVING e GROUP BY.

 

O trabalho básico com tabelas, linhas, colunas, relacionamentos e chaves não requer amplo conhecimento de SQL. Haverá a necessidade de otimizar as consultas e tomar decisões sobre como modelar esses dados.

 

Por isso, seja para projetar um software de transporte de produto inflamável para gerenciar o sistema, controlar e alterar registros ou simplesmente fazer controle de estoque em uma loja de roupas.   

SQL e modelagem de dados

Além desses comandos, você aprenderá como criar tabelas e colunas, como CREATE TABLE e ALTER TABLE. 

 

A modelagem de banco de dados é como definimos como as tabelas irão armazenar e conectar nossos dados, ou seja, como estruturar esses relacionamentos para que não se tornem algo difícil de manter e verificar, pois acaba com as tabelas.

O que é um lead SQL?

Vamos lá, agora é hora de aprofundar nosso entendimento sobre o que é um prospect SQL, ou lead SQL, como é comumente chamado. 

 

Afinal, são coisas diferentes, mas que se unem pela programação dos leads como são feitos. Basicamente, são leads qualificados que recebem uma proposta de venda.

 

Para obter essa classificação, eles precisam ter uma ideia clara do problema que estão tentando resolver, e saber com certeza que sua empresa oferece soluções possíveis para alcançar esse resultado positivo.

 

Por exemplo, imagine uma empresa que vende filtro separador de água e óleo para compressor, um dono de uma oficina mecânica precisa de um modelo que somente essa empresa entrega na região. 

 

Logo, se a empresa investir bem nas estratégias de vendas, pode captar esse cliente, e ele se torna um SQL. 

 

Ou seja, essas são as pessoas já foram educadas em relação ao produto ou serviço que a empresa oferece, e que possuem amplo conhecimento de seus benefícios e diferenciais que servem como motivos para escolher sua marca em detrimento da concorrência.

 

De fato, o fluxo de alimentação que estabelece essa qualificação costuma ser conduzido pelos primeiros por meio de campanhas de marketing, landing pages, formulários e amostras.

 

Através da análise de SQL lead, e com o score de cada potencial cliente, é possível definir se a estratégia de comunicação e persuasão ainda funcionará com eles.

 

Portanto, essa estratégia de SQL evita que uma empresa de geoprocessamento desperdice tempo e dinheiro com leads não qualificados, ou seja, pessoas que não vão comprar a solução oferecida pela empresa. 

 

Ou ainda, se já estiver passando para a próxima etapa, passando a gestão para a equipe de vendas.

Para que serve o lead SQL?

Se considerarmos os leads SQL como aqueles que estão prontos para avaliar uma proposta comercial e iniciar negociações, podemos entender que o SQL serve para aumentar as vendas dentro de uma estratégia de mercado.

 

Afinal, basicamente, o SQL representa um cliente maduro e educado, com maior probabilidade de comprar, seja um produto como aparelhos eletrônicos, ou serviço de gerenciamento de áreas contaminadas para sua organização, no caso de B2B. 

 

Isso significa que a chance de sucesso e recompensa por ter sua equipe de vendas trabalhando nisso é maior do que se a proposta fosse enviada no início da jornada de vendas.

 

Imagine o seguinte cenário: você possui uma loja virtual com produtos esportivos e oferece um e-book sobre as dez atividades físicas mais acessíveis para iniciantes. 

 

Nesse ponto, pessoas com os mais diversos interesses podem manifestar interesse e compartilhar seus dados para baixar o material.

 

Agora imagine adicioná-los a uma lista de e-mail geral vendendo produtos relacionados a diversas práticas esportivas logo em seguida. Nesse caso, há a chance de atingir o interesse de cada um e criar uma oportunidade de compra, o que reduz as chances de conversão.

 

No entanto, se você continuar a trabalhar com leads qualificados de marketing (MQLs), poderá educá-los sobre seus produtos, descobrir em quais práticas eles estão mais interessados ​​e até mesmo que tipo de negócio eles realmente escolhem seguir.

 

Assim, vemos que é possível conduzir o prospect mais adiante no funil de vendas até que ele passe a considerar sua loja como uma possibilidade real de satisfazer suas necessidades. 

 

Quando chegar a esse ponto, estará entre os líderes do SQL, o que significa que estará mais aberto a considerar uma proposta de compra.

Diferença entre MQL e SQL

Agora, para você entender melhor, vamos detalhar a diferença entre MQL e SQL.

 

Começando pela definição, MQLs são Marketing Qualified Leads, ou seja, potenciais clientes que se enquadram no perfil definido como ideal, mas que ainda não foram suficientemente instruídos sobre o fluxo de nutrição. 

 

Aqui, a melhor alternativa é continuar criando uma experiência positiva a partir da sua comunicação.

 

Por outro lado, os clientes em potencial do SQL estão prontos para aceitar uma proposta de negócios porque já foram educados a ponto de saberem que sua empresa oferece uma solução viável. 

 

Nesta fase, eles reconhecem os verdadeiros valores de retorno sobre o que irão investir.

 

Em termos de quem é responsável por interagir com cada um, vemos que os leads MQL permanecem no radar da equipe de marketing, enquanto os leads SQL devem ser gerenciados pela equipe de vendas para iniciar a fase de negociação.

 

A etapa do funil de vendas também é diferente para cada um deles. O MQL pode não ter uma ideia clara do problema que tem, quais são as soluções mais prováveis ​​ou quais marcas estão prontas para respondê-lo. 

 

Ao mesmo tempo, a SQL já respondeu a essas perguntas e acredita que sua empresa pode atender às suas necessidades.

MQL vs. SQL leads: qual é mais importante?

Nesse ponto, um gestor despreparado pode acreditar que os leads SQL são mais importantes que os leads MQL, que não precisam atender aos qualificados para estratégias de marketing, e que os dois conceitos se chocam como se fossem caminhos opostos.

 

No entanto, isso não é verdade na prática. Na verdade, eles representam o mesmo caminho, o que permite afirmar que todos os leads SQL já foram MQLs em algum momento.

 

Afinal, em algum momento do funil de vendas todos os clientes já estavam na fase de não saber e não entender que sua empresa entregava uma solução que ele precisava. Ou seja, são diferentes estágios de maturidade do cliente, nada mais que isso.

 

 Ao diferenciar uma da outra, o gestor aumenta a assertividade da estratégia aplicada a cada uma delas.

 

Com isso, uma empresa de treinamento de produtos químicos pode obter mais contratações de serviços se estruturar bem uma estratégia para nutrir esses dois tipos de leads. 

 

Lembrando que de fato, somente os leads SQL podem impulsionar as vendas de qualquer tipo de negócio. 

 

Ou seja, são eles que precisam ser nutridos porque estão prontos para comprar, logo, eles recebem o foco de sua equipe de vendas, e também se aplica a serviços, como serviços de  administradora de condomínios. 

 

Dessa forma, você otimiza os recursos e o tempo investidos em cada interação.

 

No marketing, as métricas e o que conta como sucesso são diferentes do que serve aos vendedores. Da mesma forma, focar em clientes maduros em seus esforços de vendas pode garantir que eles sejam facilmente recompensados.

 

Leads SQL funcionando adequadamente, bem como um fluxo MQL estabelecido, são essenciais para alcançar uma alta taxa de conversão em vendas. 

 

Com isso, as empresas que focam nessa estratégia podem de fato gerar muito mais vendas que as empresas que não utilizam, independentemente se é uma loja de pet shop, ou uma empresa que vende capa de colete balístico, por exemplo. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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