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É fato que um dos dias mais esperados do ano é a Black Friday, trata-se de um dia da semana onde os produtos ficam mais acessíveis para os consumidores, o que torna esse período de compras especial tanto para os lojistas, quanto para os clientes. 

 

No ano de 2020, por exemplo, o evento movimentou 7,72 milhões no Brasil, incluindo o Cyber Monday. Como algumas pessoas já sabem, o comércio online foi um dos grandes “beneficiados” pela pandemia de covid-19.

 

Afinal, com o medo de sair de casa, muitas pessoas optaram por realizar suas compras online, ou até mesmo conhecer mais a fundo outros assuntos, como o funcionamento de um programa de educação ambiental, por exemplo. 

 

Nos Estados Unidos a Black Friday tradicionalmente acontece depois do tão esperado feriado de Ação de Graças, formando enormes filas nos principais comércios. 

 

Nessa missão, todos os consumidores têm um único objetivo: levar todos os produtos que estiverem ao seu alcance. Não é exagero falar dessa maneira, até porque produtos para tratamento de efluentes industriais, e outros tantos comercializados no mercado, podem chegar até 90% de desconto. 

 

Mas afinal, o que de fato é a Black Friday, e como foi a sua origem? Neste artigo, vamos conhecer o que realmente é a Black, e quais são as melhores ideias para tornar suas promoções ainda mais atrativas. Confira:

O que é a Black Friday?

Mesmo que o termo esteja se referenciando ao maior dia de compras dos Estados Unidos, o termo Black Friday, originalmente, se referia a eventos muito diferentes. 

 

Ou seja, ele não tinha nada a ver, por exemplo, promoção de um sistema de caixa para restaurante que estamos acostumados a ver na internet. 

 

Nos Estados Unidos, a primeira vez que o termo foi usado foi no dia 24 de setembro de 1869, quando dois especuladores, Jay Gould e James Fisk, tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Nova York. 

 

Quando o governo sentiu que era a sua obrigação em intervir para corrigir esta distorção, os preços dos produtos começaram a cair e muitos investidores perderam grandes fortunas. 

 

Com o passar dos anos, a Black Friday passou a ser praticada pela maior parte dos países. Com o tempo, os lojistas canadenses perceberam que os seus clientes iam para os Estados Unidos em busca das ofertas, e isso os causava muita inveja. 

 

Contudo, assim que os canadenses perceberam que estavam perdendo vendas para o país vizinho, o Canadá passou a adotar a Black Friday promovendo, também, preços insanos. 

 

Dentro desse período de compras, é possível ver até mesmo itens que são essenciais para uma pessoa que trabalha como cozinheira para residência, por exemplo. Ou seja, a diversidade de itens em promoção que você pode encontrar nessa data é imensa. 

 

No Brasil, onde o feriado de Ação de Graças não existe, a data passou a ser incluída no calendário comercial do país quando os lojistas de produtos como smartphones e até mesmo camas hospitalares elétricas notaram que poderiam vender esses produtos com mais facilidade nessa data. 

 

Agora que você sabe a origem da Black Friday, e como ela conseguiu fazer sucesso nos países do mundo, vamos falar um pouco sobre a importância de algumas práticas para tornar as suas promoções atrativas. Entenda:

A importância de fazer promoções atrativas

Sabemos que todo mundo ama aproveitar uma boa promoção, e isso engloba tanto os consumidores, quanto as próprias empresas, já que realizar promoções atrativas podem trazer grandes benefícios para as duas partes. 

 

Portanto, pensando em fazer com que o seu negócio tenha sucesso no período da Black Friday, colhendo um bom retorno, você deve adotar as seguintes práticas para dar uma visibilidade positiva para os seus produtos. São eles:

 

  • Definir o direcionamento e o objetivo das promoções;
  • Negociar com os fornecedores;
  • Definir a principal promoção da sua empresa;
  • Avaliar os resultados. 

 

Ou seja, trata-se de práticas que conseguem influenciar diretamente no resultado final do seu negócio. 

 

Mas, é necessário pontuar que todas elas devem ser bem estruturadas, principalmente a avaliação dos resultados. Essa avaliação será essencial para garantir o sucesso da sua empresa na próxima Black Friday. 

 

Pensando em garantir o sucesso das suas estratégias de marketing, listamos 12 dicas para melhorar ainda mais o número das suas vendas. Confira:

Analise seus dados anteriores

Se você já teve a experiência de passar por outras Black Fridays, possivelmente, algumas informações foram armazenadas. São informações que podem ser coletadas a partir do momento que o cliente demonstra interesse em comprar um lava olhos da sua loja virtual, por exemplo. 

 

Para potencializar ainda mais as suas promoções, procure primeiro reunir todos os dados referentes às vendas concretizadas, conversões e comportamento dos consumidores. 

 

Realizar essa análise de dados, faz com que você entenda o que funcionou bem, e o que precisava de melhorias. 

 

Em outras palavras, o objetivo de fazer essa análise é apontar o caminho que você deve seguir, para fazer com que o cliente que precisa de um conserto de pinça de vídeo, por exemplo, adote os seus serviços. 

Comece o planejamento o mais rápido possível

Algumas pessoas já sabem disso, mas vale dizer que, quando a Black Friday começou a ser praticada no Brasil, alguns comerciantes de má-fé maquiavam os preços dos produtos, para que eles parecessem menores durante a data, e assim surgiu o famoso “Black Fraude”. 

 

Felizmente, as pessoas estão cada vez mais atentas sobre os produtos que passaram por essa maquiagem de preço. 

 

Portanto, não tente enganar as pessoas, viva o que de fato é a Black Friday, o ideal é que você ofereça descontos que são suficientes para tornar gratificante toda a espera do consumidor pelo grande dia das compras. 

 

Caso contrário, você achar melhor maquiar os preços e enganar o consumidor, a sua loja virtual pode ganhar uma péssima reputação no mercado. 

Revise o SEO do seu site

Quando o assunto é sobre montar as melhores estratégias de marketing para um e-commerce, estamos automaticamente falando também sobre marketing de conteúdo, e técnicas de SEO. Nesta dica, você precisa revisar toda a parte estrutural do seu site, como:

 

  • Títulos;
  • Descrições de produtos;
  • URLs e conteúdos relacionados. 

 

Você precisa garantir, por exemplo, que cada página do seu site esteja com palavras-chave bem inseridas, principalmente no título dos conteúdos. 

Invista nas redes sociais

Concorda que nada adianta ter ótimas promoções, se elas não estão sendo divulgadas? Por esse motivo, e considerando que as pessoas estão cada vez mais conectadas, procure usar o Facebook, Instagram e Twitter para divulgar os melhores preços dos seus produtos. 

 

Mais importante do que investir nas redes sociais, é saber usá-las. Portanto, saiba qual a linguagem utilizar nas postagens, sobretudo, esteja presente onde o seu público-alvo estiver. 

Use o e-mail marketing

Outra forma para despertar a curiosidade do seu cliente, é usando o e-mail marketing. Através dele você pode criar o interesse no seu cliente, além de fazer o processo de nutrição, que é disponibilizar conteúdos que façam com que ele compre o seu produto. 

Invista na sua loja virtual 

É importante que você saiba que, na Black Friday, a tendência é que o tráfego do seu site seja ainda maior. Portanto, invista na sua loja virtual para que ela possa atender toda a demanda do público. 

 

Se você possui um site focado em oferecer serviços de revestimentos de cilindros, por exemplo, o ideal é que você tenha uma equipe qualificada para lidar com os atendimentos. 

Tenha controle sobre o seu estoque

Imagine ter uma demanda muito forte sobre um determinado produto, e não ter a quantidade suficiente para ser entregue aos clientes. Logo, você irá perceber que estará perdendo vendas, então, vale a pena ficar alerta em relação ao número de itens disponíveis para venda. 

Promova uma experiência satisfatória 

Um dos motivos que pode levar o cliente a ser fiel ao seu negócio, é fazer com que ele passe por uma experiência de compra satisfatória (e diferenciada). Ou seja, você precisa fazer melhor que o seu concorrente, e para isso, você deve pensar, e estudá-lo também. 

Invista em anúncios patrocinados

Uma forma para você aumentar o seu alcance na internet, é através dos anúncios patrocinados. Dentro das redes sociais, por exemplo, você pode pegar a sua melhor promoção e criar um anúncio direcionado para o seu público-alvo. 

Escolha os produtos certos para entrar na promoção

Essa dica pode parecer a mais óbvia, mas vale a pena separar um tempo do seu dia para escolher os produtos certos que merecem entrar na promoção. Esses produtos podem ser: os mais procurados, os mais vendidos e os que atendem um nicho de consumidores. 

Jornada de compra do cliente

A jornada de compra, dependendo do que você trabalha, pode demorar um pouco até ser finalizada. 

 

Mas para tornar esse processo mais rápido de ser feito, você deve entender o caminho que o seu público-alvo costuma tomar, a fim de melhorar ainda mais os conteúdos que você costuma trabalhar na internet. 

Aproveite a Black para aumentar o seu número de clientes

Em um período de Black Friday, a sua empresa acaba tendo várias oportunidades para fazer novos clientes. Portanto, aproveite as promoções para aumentar a sua lista de leads, para que posteriormente, a saúde do seu negócio fique garantida. 

Conclusão

É interessante saber que a Black Friday é uma oportunidade capaz de trazer vantagens tanto para o consumidor, quanto para o comerciante. 

 

Diante desse fato, estar preparado antecipadamente para esse período de compras, é essencial para garantir as vendas. Então, a última dica é: coloque todas as dicas desse artigo, em prática. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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