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Marketplace ou e-commerce: Saiba qual o melhor para investir

Caso você esteja se programando para se aventurar no mundo das vendas online, mas ainda tenha algumas dúvidas sobre o tema, é importante buscar conhecimento.

Isso porque começar um novo negócio, mesmo que seja uma expansão do seu trabalho atual, exige um estudo de mercado que possa auxiliar na tomada das decisões, evitando prejuízos e direcionamentos errados.

Como é sabido, ter uma loja virtual se tornou o desejo de muitos empresários. Afinal, apesar da crise enfrentada no país, o setor de vendas pela internet sofreu pouco impacto.

Segundo pesquisas, no primeiro semestre de 2019, o comércio eletrônico teve crescimento de 12%, em relação ao ano anterior. Além disso, mais de 5 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online nesse período.

As projeções, levando em consideração fatores como a facilitação de acesso a smartphones e aos planos de dados oferecidos pelas operadoras, são bastante otimistas, já que se espera que cada vez mais pessoas criem o hábito de comprar pela internet.

Se antes um consumidor ia até uma loja física para adquirir um produto como uma mochila executiva com rodinhas, agora ele busca opções pela internet e, ao encontrar o que deseja, finaliza o seu pedido online.

Sendo assim, é de grande importância para o sucesso das empresas que elas marquem presença no mundo virtual, garantindo mais visibilidade para a sua marca.

Há opções para se ingressar nesse mercado, tais como a criação do seu próprio e-commerce ou a inscrição em um marketplace. Mas, qual é a melhor alternativa para o seu negócio?

Para entender mais sobre o assunto, siga na leitura deste artigo e conheça um pouco mais sobre cada um desses formatos.

Marketplace: o que é e quais são as suas vantagens?

Quando você precisa realizar a compra de um produto como o carimbo para empresa, o primeiro passo é fazer uma pesquisa virtual.

Assim, pode ser que você encontre um marketplace, ou seja, um shopping online onde é possível conhecer várias gráficas que confeccionam esse tipo de item.

Para as empresas que estão começando a sua atuação no mercado, uma boa alternativa pode ser atuar nos grandes marketplaces encontrados na internet.

Entre as principais vantagens desse formato estão:

  • Menor investimento;
  • Menos preocupação com a estrutura;
  • Inclusão de vários anúncios na plataforma;
  • Maior tráfego de pessoas;
  • Entre outros pontos.

Menor investimento

Se você opta por fazer as suas vendas online por meio de um marketplace, o investimento inicial é muito menor, já que você não precisará construir uma loja virtual para isso.

Com uma estrutura já pronta, você deve fazer o seu cadastro para começar a trabalhar, de modo que é possível iniciar a sua atuação no meio online rapidamente.

Além disso, é possível desfrutar de benefícios como a parceria da plataforma com uma empresa de transporte de pequenas cargas, que vai possibilitar descontos especiais no frete para os seus clientes.

Menos preocupações com a estrutura

Ao utilizar os serviços de um marketplace, você não precisará se preocupar em atualizar a sua plataforma ou resolver possíveis erros no sistema.

Assim, é possível ter maior tranquilidade, além de contar com elementos essenciais para as vendas, tais como diferentes meios de pagamento e várias ferramentas para tornar o seu anúncio de uma ecobag dobrável muito mais atrativo para o público.

Além disso, para fazer com que mais pessoas conheçam o marketplace, você não precisa fazer campanhas de marketing para atrair mais usuários.

Essas estratégias são definidas pela própria plataforma, que fica responsável por manter toda a estrutura funcionando adequadamente.

Inclusão de anúncios

Os marketplaces não possuem limites de anúncios, o que quer dizer que você pode promover quantos produtos quiser.

Assim, é possível criar um planejamento próprio para ser visto por um maior número de pessoas dentro da plataforma, o que vai aumentar a quantidade de vendas da sua empresa.

Em muitos marketplaces, os anúncios podem ser tanto de produtos quanto de serviços, de modo que se você trabalha com conserto TV LCD também é possível iniciar no mercado virtual por meio dessas plataformas.

Pontos a considerar

No marketplace, você precisa seguir o formato imposto pela plataforma. Assim, é necessário respeitar as regras e criar anúncios de acordo com as políticas de divulgação do espaço.

Além disso, você pode ter presente um bom número de concorrentes, já que o marketplace funciona como um shopping, onde várias empresas do mesmo segmento podem realizar a venda dos seus produtos.

Mesmo que seja um investimento menor, normalmente os marketplaces cobram comissões nas vendas realizadas pela plataforma.

Por isso, é importante se programar para que o lucro de uma negociação esteja dentro do seu planejamento.

E-commerce: o que é e quais são as suas vantagens?

Certamente você já entrou na internet em busca de um produto ou serviço, sendo encaminhado para o site de uma empresa.

Lá, além de conhecer um pouco mais sobre a história do estabelecimento e de como ele atua no mercado, você pode visualizar um link que levava para a loja virtual do negócio.

Isto é o e-commerce: uma loja própria, que pode ser totalmente personalizada com as características da empresa e oferecer os itens que ela possui no seu catálogo, de modo individualizado.

Nesse sentido, podemos dizer que as principais vantagens do e-commerce são:

  • Layout personalizado;
  • Loja virtual exclusiva;
  • Maior conversão de vendas;
  • Melhorias na experiência do usuário;
  • Entre outros pontos.

Layout personalizado

Ter o próprio e-commerce traz várias vantagens. Uma delas se refere ao poder de escolha do layout da sua loja virtual, que pode ter as características que você desejar.

Ou seja, você pode padronizar as cores e fontes utilizadas no design do seu site de acordo com as utilizadas na sua empresa, criando uma sinergia entre a plataforma virtual e o seu estabelecimento.

Uma empresa que venda balança digital com impressora, por exemplo, escolhe o melhor modo de fazer os seus anúncios, assim como onde posicionar as fotos, a descrição do item, etc.

Loja virtual exclusiva

Assim como no caso de um estabelecimento físico, ter uma loja virtual exclusiva pode ser o objetivo de muitos empresários.

Isso porque você pode personalizar o seu espaço de acordo com o seu planejamento, e escolher o que quer incluir para deixá-lo mais atrativo para os seus clientes.

No caso do e-commerce, você pode oferecer diferentes formas de pagamento, separar os produtos oferecidos de acordo com as seções do seu site, e ir incrementando todos os pontos que julgar necessários.

No mesmo sentido, ter uma loja exclusiva para o seu negócio vai ser a melhor maneira de garantir mais compras, já que não haverá concorrência na mesma página em que você oferece os seus itens.

Maior conversão de vendas

Com um espaço totalmente dedicado para a sua loja, a possibilidade de converter vendas é maior.

Afinal, se o seu cliente visualizar um produto que ele precisa comprar, a venda pode ocorrer mais facilmente do que se ele tivesse outras opções na mesma plataforma.

É como no caso de uma imobiliária que, ao publicar os imóveis disponíveis para aluguel, insere um anúncio de locação de call center na sua plataforma.

Se um dos seus clientes está precisando mudar o seu endereço e encontra o anúncio no site da imobiliária, ele vai agendar um horário para conhecer as instalações.

Com isso, a possibilidade de a negociação ser fechada é muito maior do que se ele fosse procurar opções em plataformas comunitárias, onde vários estabelecimentos anunciam os seus imóveis.

Melhorias na experiência do usuário

Ao entender as preferências do seu público, você pode trazer atualizações para o seu e-commerce que vão melhorar a experiência do usuário, aperfeiçoando a sua plataforma.

Assim, se o cliente deseja adquirir uma bicicleta para estrada, mas ele deseja efetuar o pagamento parcelado, você pode disponibilizar a compra por cartão de crédito.

Do mesmo modo, aquele que prefere fazer o pagamento integral, por boleto bancário, pode selecionar a opção desejada.

Em outro caso, se o seu processo de fechamento de vendas possui muitas etapas que dificultam a compra do seu cliente, é possível otimizá-lo e melhorar a experiência do usuário.

Por isso, ter o seu e-commerce é a maneira mais fácil de criar a plataforma adequada para o seu público.

Pontos a considerar

Ter a sua própria loja online implica em um investimento maior, pois é preciso iniciar o projeto do zero, contratando profissionais especializados na elaboração de uma plataforma.

Além disso, todas as atualizações e inclusões devem ser feitas de modo planejado, para que o seu site esteja sempre modernizado e acompanhando as tendências do mercado.

Também é importante investir em campanhas de marketing para que o seu e-commerce seja divulgado na internet, aumentando o número de visitantes na sua loja.

Considerações finais

Tanto o e-commerce quanto o marketplace possuem diferenças em sua estrutura, apresentando vantagens e desvantagens.

Há quem decida trabalhar das duas maneiras, de modo a expandir a sua marca e estar presente em diferentes espaços virtuais ao mesmo tempo.

Sendo assim, é importante ponderar cada um deles para saber em qual formato o seu estabelecimento obterá maiores benefícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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