customer centric

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Você já ouviu falar no termo customer centric? O termo vem da tradução de uma campanha da empresa que tenha o cliente como centro ou que seja centrada no cliente. 

 

As ações desta estratégia são direcionadas para a  satisfação do consumidor. Com a aplicação certa a tendência é  crescer cada vez mais, além de fidelizar os usuários e aumentar as vendas. 

 

Uma empresa para ser considerada do ponto de vista do Customer Centric tem como objetivo centralizar o processo de plano estratégico para atingir positivamente o cliente. 

 

Ou seja, a organização tem a intenção de fornecer uma experiência que seja satisfatória ao consumidor. Para isso, a empresa busca compreender quais são as etapas do jornada de compra do cliente, até o contato e bom relacionamento na fase do pós-venda. 

 

Isso representa dizer que todas as estratégias da empresa, inclusive, as de marketing digital são voltadas em garantir um bem-estar do consumidor, assim como uma boa experiência no contato com a marca.

 

É sobre isso que falaremos neste artigo. Acompanhe a seguir!

Objetivo do Customer Centric

O primeiro passo neste artigo é compreender quais são os objetivos do customer centric, levando em conta as ações de marketing digital ligadas à experiência do usuário. 

 

Para isso, são desenvolvidas diversas ações que deixem bem claro que a empresa quer atrair o cliente e fazer com que seu contato com a marca seja excelente.

 

Em virtude disso, a empresa busca estimular um reconhecimento do cliente como pertencente à marca, assim como com um sentimento de valorização e de exclusividade.

 

Ainda, a empresa promove ações de participação do cliente em atividades, com a intenção de criar vínculos e estimular emoções. 

 

Para conseguir atingir seus objetivos, o customer centric é voltado para a criação de um planejamento estratégico, assim como para a delimitação de objetivos. 

 

Desta forma, trabalhar adequadamente os 5 ps do marketing pode ser uma estratégia benéfica para o negócio, já que as pessoas são um capital valioso. 

 

Vantagens de investir no customer centric

Você pode estar pensando: mas porque minha empresa deve investir no customer centric? Separamos alguns motivos a seguir!

 

  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Melhora da reputação da empresa;
  • Aumento da credibilidade da marca; 
  • Diferencial competitivo diante da concorrência;
  • Redução do Custo de Aquisição de Cliente;
  • Aumento do retorno de investimento da empresa. 

 

Quando uma empresa busca trabalhar na satisfação do cliente, ela está direcionada para atender suas necessidades e desejos. Isso traz uma melhora da sua reputação, assim como um aumento da credibilidade da empresa. O feedback positivo aumenta e ocorre uma melhora do relacionamento. 

 

Sua empresa também consegue reduzir o  Custo de Aquisição de Cliente (CAC), que é um indicativo do valor total que foi investido pela empresa até que o consumidor tivesse acesso a algum produto ou serviço. 

 

Ainda, existe um aumento do ROI, que é o retorno sobre o investimento. Isso quer dizer que sua empresa gasta menos para conquistar o cliente.

A implementação do customer centric em sua empresa 

Diante dos benefícios que o customer centric pode proporcionar para a sua empresa, falaremos sobre como essa estratégia pode ser implementada em seu negócio. Acompanhe!

Realize o mapeamento da jornada do consumidor 

Você precisa ter um conhecimento profundo sobre quem é o público-alvo da empresa, assim como em que fase da jornada do cliente ele se encontra. 

 

Ou seja, é necessário saber que caminho o cliente tem percorrido, de modo a conhecê-lo com profundidade e ainda, oferecer ofertas personalizadas de acordo com o perfil. 

 

Conhecer o cliente é essencial e para isso, existem alguns elementos como softwares, aplicativos e outras métricas que podem ser aplicadas. 

Sua liderança precisa ter foco no cliente 

Deve partir da liderança o interesse em ter uma liderança com foco no cliente. Ou seja, isso passa pela elaboração e treinamento de uma equipe que tenha esse direcionamento. 

 

Os profissionais precisam compreender que a cultura organizacional da empresa coloca o cliente como prioridade. Somente assim, é possível oferecer um atendimento personalizado e de qualidade. 

Realize a análise de dados 

Qualquer estratégia da sua empresa deve partir de uma análise de dados, para assim, identificar o que tem dado certo ou não. 

 

Se você inseriu um espaço para preencher landing pages ou cadastros, tem acesso ao histórico de compra do cliente, dentre outros pontos, é muito importante analisar as métricas e assim, fazer os ajustes necessários. 

 

Utilize canais de relacionamento com o público

Conhecer o público e saber onde ele está é essencial. Por isso, utilize os canais de relacionamento, de modo a interagir com os usuários. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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