Conheça algumas estratégias de SEO para a sua empresa B2C e B2B

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Você sabia que algumas estratégias de SEO B2B possuem algumas áreas básicas que diferem do SEO B2C?

A prática e implementação de estratégias de SEO já existem há algum tempo, mas tanto para empresas business to business (B2B), como para empresas business to consumer (B2C) a estratégia muda de um público muito específico para um muito amplo.

Por exemplo, uma empresa de manutenção preventiva de disjuntores faz parte do segmento B2B, portanto o público é específico para outras empresas que buscam esse tipo de serviço.

Por outro lado, uma loja de roupas pode ter diversos públicos, desde público feminino como masculino, por isso é muito amplo. A não ser que seja uma loja de roupas masculinas, aí a história muda.

No geral, existem muitas diferenças entre os dois tipos de empresas, e para implementar as melhores estratégias de marketing e SEO em cada uma, é preciso conhecer bem as diferenças que existem entre elas.

Qual é a diferença entre SEO B2B e B2C?

Conceitualmente, o SEO B2B e B2C têm objetivos básicos semelhantes: ambos os segmentos querem que os clientes os encontrem, mas é preciso considerar que as abordagens entre esses dois tipos de negócios são diferentes e têm suas particularidades.

As quatro principais diferenças entre SEO B2B e B2C que podemos destacar são:

  • Tempo em cada etapa de venda;
  • Abordagem de palavras-chave;
  • Taxa de conversão;
  • Tipo e abordagem de conteúdo.

Vamos ver agora cada tópico de forma mais detalhada para você entender melhor.

Tempo em cada etapa de vendas

Tanto o funil de vendas B2B como o funil B2C têm etapas semelhantes e os clientes de ambos passam por eles. No entanto, o tempo gasto para que haja conversão em cada uma dessas etapas é muito diferente.

Isso porque, por exemplo, em uma empresa do segmento B2B, o cliente passa muito tempo na fase de pesquisa, realizando coleta de informações sobre várias ofertas de produtos e serviços de outras empresas.

Por exemplo, uma empresa de resfriadores de ar industrial realiza diversas pesquisas sobre um serviço de logística para realizar as entregas de seus pedidos, lê estudos de caso, assiste a demonstrações de produtos e negocia um contrato.

E claro, por causa desse período prolongado de pesquisa e análise de ofertas, muitos conteúdos precisam ser produzidos para cada etapa para atrair o potencial comprador, afinal os clientes B2B são mais analíticos e exigentes.

Isso acontece porque as empresas sempre querem ter os melhores serviços e produtos de terceirizados que contratam.

Abordagem de palavras-chave

As palavras-chave são o cerne de uma boa estratégia de SEO, e quanto aos segmentos B2B e B2C, essa é outra diferença na idealização e abordagem das palavras-chave.

No B2C, as empresas focam mais na classificação alta em pesquisas de palavras-chave comuns, e muitas vezes arriscam mais devido à alta competitividade desse tipo de palavra-chave.

Mas de fato, são essas palavras que fazem diferença na hora de vender no B2C, afinal, quanto maior o volume de pesquisas, mais chances uma empresa tem de segmentar e alcançar visibilidade.

No SEO B2B as palavras-chave de baixo volume também são importantes, e por isso é interessante segmentá-las também, juntamente com outras palavras-chave de alto volume.

Isso porque o segmento B2B é muito específico, e com isso as palavras-chave específicas têm a característica de serem de baixo volume e atraem apenas um pequeno número de leads.

Essas frases altamente específicas são frequentemente chamadas de palavras-chave de cauda longa, como “manutenção de compressores de ar Atlas Copco”, uma palavra-chave do segmento B2B específica e de cauda longa.

Taxa de conversão

Andando de mãos dadas com o longo tempo em cada etapa no funil de vendas, no segmento B2B também está a taxa de conversão.

É raro que um comprador em potencial do segmento B2B tome decisões de negócios navegando em uma página e logo depois decida que o produto ou serviço de outra empresa com o qual estava precisando é o ideal.

Isso leva à necessidade de abordar o planejamento de conteúdo estrategicamente para SEO B2B de forma bem mais intensa que no segmento B2C.

Ou seja, isso significa que a taxa de conversão no segmento B2B é muito menor que no segmento B2C em relação ao tempo de produção de conteúdo em SEO.

Com base nisso, é importante entender que uma fábrica de piso gail industrial, por exemplo, precisa de maior tempo de produção de conteúdo para gerar conversão em seu negócio.

Tipo e abordagem de conteúdo

Ao escrever conteúdos nas postagens de blog ou páginas de destino no B2B, geralmente não está escrevendo de maneira casual, divertida e atraente como faria para conteúdo B2C.

Mas isso não significa que não é importante, afinal artigos que falam sobre temas importantes como compra de sobras industriais podem ter resultados de visibilidade tão incríveis que tornam tudo animador.

Ou seja, o conteúdo B2B tem um tom mais informativo, profissional e orientado por dados, o conteúdo e a linguagem são muito mais específicos nesse modelo, o que difere da abordagem de conteúdo e comunicação no B2C.

Por exemplo, alguém procurando um serviço de tratamento de água para sua empresa poderá pesquisar por termos como “desmineralizador de água”, o que significa que os artigos são mais técnicos no B2B.

Melhores estratégias de conteúdo SEO para B2C

Vamos ver agora as principais estratégias de marketing B2C que você pode adotar para aumentar a lucratividade dos seus negócios desse segmento.

Crie a persona do seu negócio

No segmento B2C, um elemento essencial de uma estratégia de SEO é criar e definir a persona, principalmente porque o mercado B2C costuma ser muito amplo, dificultando muitas vezes a segmentação.

Uma ótima maneira de resolver esse problema é usar uma planilha para construir o personagem, o que ajudará a entender melhor os papéis e responsabilidades das pessoas que você deseja alcançar.

Sem falar que suas preocupações, os principais desafios que enfrentam e determinar a melhor forma de alcançá-los podem ser informações precisas obtidas na hora de criar personas para o seu negócio.

Use uma voz que atraia seus clientes para sua marca

É essencial usar um tom de voz que seja compatível com a marca a fim de atrair os clientes de forma assertiva e coerente com o que esperam do seu negócio.

Forneça informações relevantes

Em um estudo realizado pelas grandes empresas de marketing global, foi constatado que 60% dos usuários afirmam que o conteúdo fornecido pelas empresas melhoram a decisão sobre o produto.

Portanto, ao pensar nesses dados, é essencial criar uma estratégia de marketing de conteúdo relevante que possa de fato ajudar seu negócio B2C a alcançar novos clientes e fidelizá-los.

Tenha um blog atraente

Um blog bem construído com conteúdo relevante e design estratégico é uma maneira assertiva e que realmente funciona para atrair clientes B2C.

Isso porque, quanto mais os clientes acharem que seu conteúdo é útil, mas as chances deles comprarem da sua empresa, tanto serviços como produtos.

A criação de blog combinada com estratégias de SEO com insights do setor para criar conteúdo envolverá o público-alvo para ajudar a gerar conversões e aumentar a geração de leads.

Foco no atendimento ao cliente

Não é segredo que as mídias sociais podem ser usadas como um canal essencial para melhorar a experiência do cliente, já que 71% dos consumidores que tiveram uma boa experiência com uma marca provavelmente a recomendarão a outras pessoas.

Os profissionais de marketing B2C devem manter essa estatística em mente ao pensar em sua estratégia de mídia social.

No espaço B2C, isso apresenta uma oportunidade imediata de ganhar visibilidade distribuindo rapidamente esses tipos de anúncios nos canais de mídia social.

Melhores estratégias de conteúdo SEO para B2B

Agora vamos ver algumas estratégias de marketing B2B que você deve adotar para expandir seus negócios.

Crie personas de comprador

Assim como é importante criar personas para o B2C, é importante também criar personas para o segmento de mercado B2B.

Imagine uma empresa que fabrica grade para fechamento de área, por exemplo, é importante que ela saiba quais são as empresas que compram dela.

Essa é uma parte fundamental da realização de pesquisas de mercado B2B para sua empresa.

Assim como uma persona B2C, uma persona do segmento B2B pode fornecer dados importantes como interesses, dores e o que esperam de outros serviços para melhorar suas empresas e negócios.

Quanto mais detalhes você tiver sobre a persona do comprador da sua empresa, melhor será na elaboração de conteúdo.

Otimize o site e páginas da empresa

É fundamental utilizar o site e as páginas das empresas que vendem B2B. Dependendo de como seu site foi projetado, ele já pode ter melhorias de SEO integradas ou você pode precisar de ajuda de desenvolvedores para melhorá-lo.

Afinal, as empresas que buscam serviços e produtos de outras empresas são mais exigentes e precisam de informações precisas e relevantes para poder tomar decisões.

Um exemplo claro disso é uma fábrica de filtro cartucho poliéster que fornece para empresas de engenharia. O site da fábrica em questão precisa ter todas as informações e otimizações precisas para que as empresas queiram comprar dela.

Crie conteúdo relevante para cada etapa de vendas

Aprimore cada um com estratégias de SEO e crie conteúdo para a persona do comprador que você está segmentando.

Lembre-se que ser específico em seu conteúdo é útil para SEO B2B. Ter uma página de destino personalizada para cada tipo de empresa compradora pode tornar a página mais valiosa do que uma genérica.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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