planejamento mensal

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Ter um bom planejamento mensal de marketing é essencial para que você saiba exatamente o que pretende fazer na sua empresa dentro de um mês e quais estratégias alinhar para obter o resultado que se espera.

Muitas pessoas ainda subestimam a importância de um bom planejamento mensal de marketing, pois acham que, com a tecnologia, isso já não é tão necessário quanto antes, e é justamente aqui que muitos se enganam e cometem graves erros.

Se uma empresa não sabe o destino final de resíduos perigosos, por exemplo, é provável que ele vá parar no lugar errado justamente por falta de planejamento, e isso, a longo prazo, pode trazer muitos prejuízos para a empresa como um todo.

Por isso é preciso entender bem sobre o que se trata o planejamento de marketing e a importância dele para o seu negócio, principalmente quando é feito mensalmente para organizar todas as ideias da empresa.

Caso você não saiba nada sobre esse assunto, não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. Neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber para produzir um ótimo planejamento mensal de marketing para o seu negócio.

Entenda o que é um planejamento mensal de marketing

Um planejamento de marketing nada mais é do que um documento no qual está incluso tudo o que precisa ser feito durante o mês e também os seus desejos quanto empreendedor para criar novidades dentro do negócio.

Por exemplo, uma empresa que presta serviço de gerenciamento de resíduos precisa começar o mês sabendo o que precisa ser feito, por quem será realizado e a partir de quando o processo irá começar.

Podem parecer passos simples e até mesmo inúteis, mas acredite, é algo de extrema importância para o seu negócio saber os próximos passos a serem dados com o objetivo de evitar erros e garantir melhores resultados.

Um planejamento mensal pode ser realizado de diversas maneiras. Há quem prefira fazer o planejamento de toda a empresa e aqueles que optam por fazer de cada setor separado, tendo tanto uma visão macro quanto micro sobre tudo o que acontece.

É normal que empresas que trabalham com apenas um tipo de serviço, por exemplo, com a elaboração de pae, produzam um planejamento que vise os passos das áreas que envolvem esse serviço, como financeiro, manutenção, entre outros.

Entretanto, uma grande empresa que conta com diversos setores e milhares de funcionários precisa de planejamento fragmentado para entender exatamente o que precisa ser feito em cada área.

A importância do planejamento mensal de marketing

Muito mais do que apenas conhecer o que é um planejamento mensal de marketing, é preciso entender a importância dele para a sua empresa, pois caso contrário, você não verá valor agregado a essa ação.

Quando falamos de planejamento, nos referimos a uma preparação, ou seja, é como se você preparasse o terreno, que é a sua empresa, para os próximos passos que serão dados nos mais diversos setores que existem.

Por exemplo, se uma empresa que vende bomba dosadora deseja criar uma campanha no próximo mês para vender o dobro de produto, é preciso ter um planejamento para definir as melhores estratégias para obter o resultado que se espera ou ainda mais.

Neste caso, a empresa precisa entender quais os prós e os contras dessa campanha e como ela irá impactar positivamente no faturamento da marca, e isso só é possível com um bom planejamento mensal de marketing.

Com ele você obtém diversos benefícios que nenhum outro documento ou estratégia pode te oferecer, como:

  • Maior margem de oportunidades;
  • Menor chance de erros;
  • Mais controle e organização;
  • Possibilidade de mudanças e inovações;
  • Preparação para imprevistos;
  • Diferentes caminhos a serem tomados;
  • Construção de uma empresa sólida;
  • Mais produtividade. 

Com o planejamento mensal de marketing você consegue não apenas gerar mais resultados para a sua empresa, mas também garantir o aumento da produtividade e satisfação tanto dos seus colaboradores quanto dos seus clientes.

6 dicas para fazer um bom planejamento

Chegou o momento de pegar sua caneta e seu bloco de notas para anotar as dicas que separamos para você aprender a produzir um bom planejamento mensal de marketing e ajudar a sua equipe.

Lembrando que estas são dicas universais, ou seja, elas servem para os mais diversos tipos de negócios, desde marcas que vendem inversor de frequência comprar até mesmo grandes agências de comunicação. Confira:

  1. Faça um diagnóstico da empresa

O primeiro passo é realizar um diagnóstico da sua empresa até o momento, ou seja, documentar tudo o que já foi feito dentro da instituição e principalmente o que deu certo e o que deu errado.

Isso é muito importante para que você veja onde errou e não cometa mais os mesmos erros, assim como é bom para ver onde acertou e qual estratégia usar novamente para ter o resultado que sempre esperou.

Afinal de contas, a melhor maneira de saber o que fazer daqui para frente é estudando o passado para saber quais passos não repetir, por isso una-se aos gestores da área da sua empresa e façam um histórico de tudo o que aconteceu até o momento.

  1. Analise o seu ambiente de trabalho

Outro passo muito importante é analisar o ambiente de trabalho da sua empresa para saber o que será melhor para se encaixar na dinâmica da sua empresa e que será bem aceito pelos seus funcionários.

Por exemplo, uma empresa que vende transdutor de pressão precisa entender se o ambiente de trabalho é mais calmo ou mais agitado, pois assim você saberá quais decisões tomar e quais estratégias aplicar no novo mês para manter ou mudar esse ambiente.

  1. Conheça seu público-alvo

O público-alvo é uma das partes mais importantes do seu negócio, afinal de contas o seu produto ou serviço é destinado a eles, portanto nada melhor do que conhecê-los bem para que o seu planejamento esteja de acordo com o perfil deles.

Público-alvo é um conceito aplicado a um grupo de pessoas que possuem características de clientes ideais da sua marca, e quando você procura conhecê-los, entende o que desejam e, consequentemente, produz um planejamento que irá atendê-lo da melhor maneira.

  1. Avalie seus concorrentes

Avaliar seus concorrentes está longe de ser algo ruim, muito pelo contrário, trata-se de um processo de análise que irá te ajudar a saber o que fazer na sua empresa. Acredite, seus concorrentes também avaliam a sua marca hoje em dia.

Uma marca que vende amortecedor de pulsação para manômetro precisa estudar seus concorrentes para entender quais estratégias eles estão usando e o que você pode fazer de diferente para que a sua empresa ganhe destaque no segmento.

  1. Escolha responsáveis

Ninguém consegue dar conta de tudo sozinho, por isso não se sobrecarregue e coloque todo o peso de um planejamento mensal de marketing sobre as suas costas, é justamente para esse tipo de situação que uma empresa possui líderes e gestores.

Por isso, realize reuniões semanais com os gestores de cada área e peça que eles tragam um planejamento de cada setor, afinal de contas ninguém melhor do que eles para falar como anda cada departamento e o que precisa ser feito.

Dessa maneira você evita estresse e trabalho acumulado e ainda garante que seus colaboradores se sintam engajados nesse processo e busquem, cada vez mais, novas ideias e planos para resultados ainda melhores.

  1. Defina seus objetivos

Por fim, não podemos deixar de falar sobre a importância de alinhar e definir os objetivos e metas da sua empresa para o mês, pois elas serão métricas de avaliação de desempenho da sua equipe e que te ajudará a saber se tudo saiu como o planejado no fim do mês.

Se a sua empresa vende conversor para ônibus, por exemplo, defina a quantidade de vendas que deseja fazer no mês. Por mais simples que isso seja, é uma métrica essencial para o acompanhamento de seus resultados.

Esses objetivos podem variar desde o número de vendas até mesmo a taxa de cancelamentos, o importante aqui é ter um parâmetro para se basear e saber rapidamente se as coisas estão indo como planejado.

Com essas dicas em prática, você já irá conseguir produzir um bom planejamento mensal de marketing e garantir que tudo estará sob o seu controle, e mesmo que algo fuja dele com alguns imprevistos, estará sempre pronto para abraçar uma segunda opção planejada.

Nem sempre tudo sai como o planejado, mas até neste momento é importante manter a calma e saber que haverá uma solução, pois no fim das contas você não está sozinho e a sua empresa conta com profissionais de ponta para te ajudar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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