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No início, para conseguir um crescimento orgânico no Instagram, muitas pessoas acreditavam que o “me segue que eu sigo de volta” funcionava. Com o tempo, os administradores de perfil percebiam que essa prática era inútil.

Atualmente, o próprio Instagram está pegando pesado com as pessoas que utilizam métodos artificiais para conseguir seguidores.

Frequentemente a rede social vem fazendo limpezas gerais em perfis que compram seguidores ou usam ferramentas de automação para seguir ou interagir de maneira automática.

Ou seja, uma página de uma empresa terceirizada de limpeza de escritório, por exemplo, deve ter vários seguidores e um engajamento alto, então as chances dos seus posts terem sucesso são realmente grandes.

Afinal, a plataforma irá entender que o administrador da página está se esforçando para conseguir seguidores que realmente se interessam pelo tema que é tratado.

Dentro desse panorama, pode até ser difícil saber quais são as maneiras para crescer dentro da plataforma, considerando que as práticas mais simples são proibidas pela rede social.

No início, um administrador de uma página dedicada a uma empresa de suporte técnico em informática, por exemplo, pode achar que investir nas ferramentas artificiais é a única maneira para conseguir crescer na rede social, mas com o tempo ele irá perceber que não vale a pena.

Visto que muitas pessoas estão tendo dificuldade para crescer organicamente no Instagram, desenvolvemos este artigo para explicar quais são as maneiras eficazes a serem adotadas na sua página, de modo que ela se torne um canal atrativo e eficiente.

Vale pontuar que crescer de maneira natural dentro do Instagram requer muito esforço, além disso é um processo que geralmente leva tempo para começar a dar resultados.

Como crescer organicamente no Instagram?

Inicialmente, pode parecer impossível crescer no Instagram de maneira natural. Entretanto, muitas páginas cresceram sem sequer colocar um centavo dentro da plataforma para conseguir mais alcance.

Portanto, ter uma página com vários seguidores e engajados com as publicações é possível sim, principalmente para marcas.

Ou seja, uma página voltada para vendas, como um perfil de locação de multifuncional no ABC, por exemplo, pode ter grandes chances de crescer com o nicho que trabalha, usando apenas as maneiras de conseguir seguidores organicamente.

Por mais que seja difícil crescer assim dentro do Instagram, no fim há algumas vantagens que o administrador terá com o tempo.

A taxa de conteúdos orgânicos, por exemplo, tende a ser significativamente positiva. Além disso, existe também a possibilidade de ter os seguidores mais qualificados possíveis.

Esses seguidores são aqueles que tiveram o real interesse de seguir a sua página. A consequência positiva de ter esses seguidores é que grande parte das suas publicações terá o engajamento que você deseja.

Esse tipo de cenário é o mais perfeito para uma página de serviço de impermeabilização com manta asfáltica, visto que outros clientes, ao se depararem com o perfil, terão mais confiança para contratar os serviços.

Para te auxiliar nesse processo, listamos algumas dicas que irão ajudar a sua página a crescer naturalmente na rede social.

1. Conheça seu público-alvo e crie conteúdos relevantes

Antes de pensar em ter um grande número de seguidores, você precisa saber identificá-los, isto é, saber quais são suas características.

Ou seja, se você tem uma página que trata de assuntos sobre eliminador de gotas em pvc, é necessário ter seguidores do nicho, e não os que interessam sobre games ou roupas.

Ao postar os seus conteúdos, você espera que os seus seguidores sejam influenciados, certo? Caso a sua página seja voltada para vender alianças de casamento, o público infantil ou adolescente pode não ser o público mais apropriado.

Para esse exemplo, é ideal que suas estratégias sejam direcionadas para casais de namorados e noivos, assim todos os seus esforços terão uma eficiência melhor.

Portanto, o primeiro passo a ser dado é entender qual é o público que você deseja atrair para a sua página.

É simples: se você tem uma página que fala sobre sua empresa de perícia de engenharia, os seguidores podem ser os trabalhadores, pessoas que se interessam sobre o assunto ou, quem sabe, estudantes que desejam atuar na área.

Entenda o que ele está buscando e qual a melhor linguagem a ser utilizada com ele. Essa forma de gerenciar a sua página impactará suas linhas editoriais, tom de comunicação, estilo de imagens, regularidade e horário de postagens.

Após você conseguir traçar esse perfil, você terá condições reais de desenvolver conteúdos incríveis, que consigam entregar valor e gerar reconhecimento da marca. 

É necessário que você direcione seu foco em ótimos posts para os atuais seguidores que você tem e aguarde que os resultados irão surgir naturalmente.

A lei é simples: bons conteúdos fazem com que os seus seguidores comentem, compartilhem e recebam menções.

2. Inclua hashtags para aumentar o seu alcance

Um dos recursos indispensáveis para aumentar o alcance da sua página é usar as hashtags.

Nos posts que você fizer, como um conteúdo voltado para assuntos corporativos, você pode adicionar hashtags que tenham a ver com empresas de remediação de áreas contaminadas, isso se o material tiver a ver com a hashtag.

Contudo, não basta usar 30 hashtags bombadas e pronto. É necessário usar as certas e não exagerar. A recomendação é que você use cinco hashtags, seguindo algumas estratégias que serão citadas abaixo:

  • Uma relacionada ao seu produto ou serviço;
  • Uma relacionada ao momento;
  • Uma relacionada ao contexto;
  • Uma de ação;
  • Uma de posicionamento ou marca.

Ambas devem ser utilizadas seguindo a proposta do seu post, ou seja, sempre as use de acordo com o contexto.

3. Use emojis na legenda

A grande maioria dos usuários do Instagram utilizam os emojis e sabem qual a funcionalidade que eles têm.

Por esse motivo, ao se deparar com uma carinha feliz no meio de um texto, as pessoas tendem a pensar que foi escrito por outro ser humano. Essa humanização é extremamente importante para promover a interação com os seus seguidores.

De acordo com uma pesquisa que foi desenvolvida pelo próprio Instagram em 2015, 50% das publicações possuem, pelo menos, um emoji.

O fato é que usá-los pode tornar um assunto complexo, como “automação residencial áudio e vídeo” em um tema interessante e fácil de compreender, lógico, usando uma linguagem menos formal e técnica.

Diante desse fato, podemos dizer que os emojis realmente deixam as legendas mais atrativas, conseguem chamar atenção, atraem seguidores e ajudam na geração de empatia.

4. Crie posts interativos

Antes de tudo, você pode seguir manualmente as pessoas que podem ser potenciais clientes, mas como identificá-los? Bom, são seguidores mais engajados com as hashtags que você usa.

Eles também são os seguidores mais engajados dos seus concorrentes, os seguidores de marcas referência para o seu público e assim por diante.

Contudo, não basta seguir essas pessoas e deixar por isso. É necessário interagir, curtir e comentar as publicações que elas fazem, e na prática os comentários são mais valiosos que os likes.

Após esse relacionamento tomar forma com o tempo, logo eles irão te seguir de volta naturalmente.

O fato é que os comentários são capazes de aumentar o engajamento da sua página muito mais rápido do que um grande número de likes.

Por meio do comentário você consegue construir uma relação com potenciais clientes, e através de conteúdos interativos, aumentar as chances de comentarem sobre os seus posts.

5. Faça sorteios

Outra opção que você tem para crescer naturalmente dentro do Instagram é fazer os sorteios. Para alguns, fazer um sorteio pode ser considerado a melhor maneira para crescer.

Contudo, não vale sortear qualquer coisa, é necessário pensar em uma oferta que tenha um real valor para o seu público.

6. Faça parcerias estratégicas

Os influenciadores no Instagram são um ótimo caminho para crescer organicamente na rede social.

Ao contrário do que muitos pensam, há parcerias que não precisam ser pagas, já que você pode começar procurando por microinfluenciadores do seu nicho. Comece interagindo com eles de forma natural, envie produtos e proponha parcerias não-pagas.

Muitos deles podem se interessar na sua proposta, visto que você estará “dando” os seus produtos de graça.

7. Divulgue seu perfil do Instagram em outros canais

Por mais que o Instagram seja a sua rede social principal, procure investir em outros canais de comunicação também. Caso você tenha outros canais, como o e-mail ou outra rede social, você pode utilizá-las para divulgar o seu perfil do Instagram.

8. Aposte em uma solução para gerenciamento de redes sociais

Por fim, você pode optar por uma automação da sua rotina nas redes sociais. Na internet, há várias opções para otimizar os seus posts, possibilitando até o agendamento de posts, isso fará com que você tenha mais tempo para pensar em outras questões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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