metaverso

Compartilhe com os amigos

Muitas são as pessoas que se aventuram no mundo imaginário se indagando como será o futuro e como serão todas as mudanças que irão ocorrer. E o conceito do metaverso está nos ajudando a ter uma melhor ideia, vislumbrando ao menos como será o início.

E, como a tecnologia já está em um estado avançadíssimo, se torna inevitável pensar como todas as camadas e setores da sociedade se comportarão frente a ela, como por exemplo, o modo como as empresas irão lidar com tal mudança.

Sendo assim, o texto de hoje irá abordar como a relação entre o metaverso e a experiência de cliente podem afetar o mercado e até mesmo o modo com as pessoas lidam com o meio, mostrando benefícios e aplicações, além de se aprofundando no conceito.

Desde produtos para tratamento de água até mesmo o desenvolvimento de softwares, todas as empresas ainda utilizam tecnologia em algum nível, seja para administrar seus negócios ou para ajudar na produção do que é comercializado.

Mesmo que tenham uma minoria que não gosta de como as coisas estão se desenvolvendo rápido, a inegável que a tecnologia trouxe diversos benefícios para a sociedade, fazendo com que seja difícil imaginar como era a vida a algumas décadas atrás.

E, no mundo corporativo, desde uma empresa especializada em licenciamento ambiental até uma grande multinacional, o anúncio do metaverso não apenas mexeu com as estruturas do meio digital, mas começou a gerar a preocupação de como as empresas estariam preparadas para essa mudança.

Tal decisão impacta também na forma como cada uma delas lida com seu cliente, afinal, aquela que melhor inserir seu público dentro do metaverso de forma orgânica e satisfatória, com toda certeza terá grandes vantagens.

Portanto, o resumo da obra é que se torna necessário saber como adentrar nesse novo mundo de maneira que a tecnologia te favoreça para conquistar clientes e ganhar apoio do público, fazendo com que seus serviços de declaração de importação ganhe mais espaço.

Com isso em mente, os tópicos a seguir irão explicar um pouco melhor sobre esse conceito e como ele pode impactar o seu consumidor, dando exemplos de benefícios e até mesmo aplicações que podem ser utilizadas quando o metaverso estiver mais presente.

Conceito de metaverso

De forma simples e direta, o metaverso é um conceito que promove a ideia de um mundo virtual e um mundo real coexistindo. Uma combinação de ambos, visando fazer com que as pessoas tenham mais acesso ao meio digital e de forma totalmente interativa.

Essa ideia pode afetar desde o gerenciamento de obras corporativas até mesmo a maneira como as pessoas lidam umas com as outras no metaverso, que inclusive é o tema de nosso artigo, a relação entre esse conceito e a experiência do cliente.

Embora toda essa ideia pareça muito inovadora desde o anúncio da mudança do grupo Facebook para Meta, esse conceito é conversado desde 1990 e, somente agora, estamos vendo o começo de tudo isso, fazendo com que diversas empresas também se interessem pelo assunto.

Um fabricante de elevador residencial, por exemplo, pode utilizar do metaverso para mostrar ao cliente como ficaria o elevador em sua casa e, através disso, fazer uma jornada de compra excepcional, aumentando e muito a experiência do cliente com o produto.

Em outras palavras, o cliente sempre consegue sair ganhando caso a empresa se empenhe em oferecer o melhor do metaverso a ele. Por exemplo, através das tecnologias e práticas utilizadas, o consumidor poderá:

  • Realizar compras na internet;
  • Ter uma interação muito maior com a marca;
  • Participar de reuniões de forma diferenciada;
  • Visitar uma empresa antes de fechar negócio.

Ou seja, a ideia do metaverso é um lugar, um ambiente muito mais imersivo para todos. As estratégias de uma empresa que comercializa serviços de conserto de elevador de carga ou o marketing de uma game do momento podem chegar a níveis nunca antes vistos.

Podemos então concluir que todo esse conceito não se aplica apenas no termo de aumentar o nível de satisfação dos clientes, mas em transformar todo um conceito, fazendo com que isso impacte de certa forma em seu modo de se relacionar com a sua marca.

Pense em campanhas que já participou ou que já ouviu falar que envolvem algo diferente, como uma atividade diferenciada ou um evento planejado. Com toda certeza isso traz boas memórias e se torna uma referência para o consumidor.

O interessante do metaverso também é que ele pode ser utilizado em praticamente todo segmento de mercado, desde empresas que trabalham com logística, até mesmo a avaliação de ruído para conforto acústico.

Através desse tipo de serviço é possível escolher salas de cinema, estúdios para gravação e até mesmo salões de festa. É uma integração de mundos muito grande e a interação dos clientes com isso será algo que tornará as empresas cada vez mais competitivas.

Aplicações do metaverso

Agora que ficou um pouco mais claro como os clientes podem ter uma experiência muito melhor no processo de compras, vendas, interações, entre muitos outros, é importante entender como ele pode ser aplicado no mundo atual.

Algumas delas comentamos já ao longo do texto, mas iremos reforçar e adicionar alguns detalhes agora, portanto, confira nos tópicos abaixo como até mesmo um fabricante de transportadores industriais pode utilizar o metaverso a seu favor.

01 – Suporte ao cliente

Sabemos que se tem um setor da indústria que sempre estará ocupado resolvendo os problemas é o de suporte ao cliente. É normal que erros aconteçam ou que dúvidas sejam geradas, mas é preciso assertividade para que o cliente consiga resolver aquilo que o aflige.

Com o metaverso permite essa interação e uma maior integração do cliente com a marca, pode ser possível que o consumidor mostre seu produto no meta e como ele está atualmente ou mostre diretamente para a empresa qual processo está fazendo, isso em tempo real.

E, da mesma forma, a empresa consegue solucionar o problema junto com o cliente, mostrando através do meio digital e, novamente, em tempo real, como ajudar a resolver o seu problema e quais passos devem ser feitos.

02 – Relacionamento com o cliente

Sabemos que antes do cliente ser fidelizado, ocorre um longo processo de convencimento do mesmo, marketing para promoção dos produtos, muito conteúdo de qualidade, além de constantes publicações, provando seu valor e sua vontade.

Com o metaverso, o simples fato de poder mostrar de forma mais realista o produto e permitir que o cliente mesmo o visualize e interaja com o objeto, ou até mesmo utilize o serviço, aumenta a confiança do mesmo e faz com que se sinta mais aberto a negociar com a marca.

Também é preciso pontuar que confiança é a chave para qualquer relacionamento e, para que a sua empresa seja da confiança do cliente, oferecer essas possibilidades dá enormes vantagens quando comparada a outras do meio. 

Em outras palavras, pode-se dizer que, com o metaverso, a experiência de compra do cliente e em como ele se relaciona com a sua marca tende a subir e aumentar cada vez mais.

03 – Atendimento personalizado

O atendimento é vital para qualquer empresa que decida fazer sucesso com seus clientes. Quando o atendimento não é bem feito ou deixa a desejar, das duas uma: ou o cliente nunca mais volta a comprar com a marca ou abandona a compra ali mesmo.

O metaverso permitiria um atendimento muito mais imersivo, podendo inclusive o cliente conversar com o vendedor, tendo uma relação muito mais humanizada do que conversas por mensagens de texto.

Não apenas isso, mas a personalização do atendimento e do modelo de negócios pode ser muito maior, utilizando informações do cadastro do usuário durante a negociação, propiciando um ambiente mais confortável para o mesmo e deixando-o mais à vontade, aumentando a sua experiência de compra.

Em outras palavras, o metaverso ajudará diretamente na jornada de compra do cliente, criando algo que mesmo sendo muito bom nos dias de hoje pode mudar completamente como as coisas funcionam no mercado.

Considerações finais

O texto de hoje não só contextualizou a relação do metaverso com a experiência do cliente como também abordou a importância e o surgimento desse novo conceito, mostrando os benefícios que se tem ao investir nele e algumas das possíveis aplicações.

O metaverso é o futuro e são diversas as empresas que se mostram cada vez mais interessadas nele, sendo que muitos artistas e pessoas que possuem recursos já estão investindo nessa ideia, adaptando conteúdo e muitas outras funcionalidades lá.

Sendo assim, pesquise cada vez mais maneiras de melhorar a experiência de seus clientes e mostre como o metaverso será uma grande inovação nesses aspectos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Postagens que podem ser do seu interesse

Não vá embora ainda!
Descubra nossas ofertas exclusivas antes de partir!

Preencha o formulário abaixo para receber a oferta!

Obs.: NÃO ENVIAMOS SPAM

Precisa de Ajuda? Converse Conosco