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Psicologia das Cores

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As cores estão em absolutamente tudo que vemos ao nosso redor. Embora algumas vezes elas pareçam ser mera escolha aleatória de quem criou uma peça publicitária ou um logotipo, na maioria dos casos a seleção de uma cor é feita a partir de uma análise profunda, utilizando os conceitos da Psicologia das Cores.

A Psicologia das Cores

é um estudo que fala justamente sobre como nossos sentimentos e sentidos são influenciados pelos elementos visuais de uma peça. Algumas cores despertam reações específicas, e quando bem utilizado pelo designer ou pela equipe de marketing de uma empresa, pode significar o sucesso nas vendas e na aceitação do público.

Ainda assim, recomenda-se não ir pelo caminho mais fácil e fazer as associações de cores mais óbvias. Fazer testes durante a criação de uma logo para entender exatamente como ela se comporta e como o público reage à mesma é uma boa opção à se seguir.

As cores e seus significados A pesquisa sobre cores data de muitos anos atrás. Cientistas como Isaac Newton e Johann Goethe já demonstravam, em suas obras, uma certa curiosidade sobre como os elementos coloridos influenciam o ser humano. Com o passar dos anos, nós passamos a atribuir significados para as cores, altamente ligados ao sentimento em que as mesmas despertavam.

Por isso, hoje existe uma certa concordância sobre como as pessoas normalmente se sentem quando expostas à determinada cor. Utilizar esse recurso em prol da marca é uma ótima opção. Afinal, muitas vezes sua logo será o primeiro item a ser visto pelas pessoas – e em alguns casos, somente essa pequena interação será um fator decisivo para a compra.

As cores nas marcas

Pare para observar as marcas ao seu redor. A maioria delas conta com uma ou mais cores? O que você acha que é a intenção da marca com esta logo? Na maior parte do tempo, isso passa muito subjetivamente por nossas mentes, sem nenhuma análise aprofundada sobre reações e sentimentos. Mas, acredite, para o nosso cérebro as cores já foram decodificadas e já encontraram significados subjetivos.

Veja a seguir alguns exemplos das principais cores utilizadas em logos e seus significados:

Vermelho

O vermelho é uma cor bastante utilizada em produtos que procuram oferecer intensidade e maior força de emoções. Seus significados estão relacionados à aventura, ação, amor, força e energia. Há muito tempo tem sido utilizada por redes de fastfood, que descobriram como o vermelho afeta a pressão sanguínea, incitando emoções fortes ou aumentando a vontade de comer. Uma combinação comum de uso do vermelho é o amarelo.

Exemplos: Red Bull, Habib’s (redes de fastfood); Bradesco e Claro (banco e rede de telefonia, com a intenção de demonstrar a força e uma relação de amor com o cliente).

Amarelo

A cor amarelo está relacionada ao cuidado, gratidão, curiosidade, felicidade, positividade, aflição, atenção e aquecimento. Por ser muito utilizado em sinais de transito, o amarelo surge com o sentido de urgência e atenção. Nas logos ele surte o mesmo efeito, mas também soma o conceito de alegria.

Exemplos: Mc Donalds (rede de fastfood); NationalGeographic (plataforma de informação, sentido de curiosidade); Shell (rede de postos, também utilizada para chamar a atenção em estradas).

Azul

A cor azul normalmente é relacionada com calma, confiança, estabilidade, lealdade e poder. Não conta com aspectos conflitantes (como o amarelo e o vermelho). Se você reparar, é uma cor bastante utilizada em companhias que fabricam carros, justamente por passar essa ideia de segurança.

Exemplos: IBM (empresa de tecnologia, sentido de confiança); Tim (rede de telefonia, sentido de segurança); Ford (fabricante de carros, utilizada para demonstrar estabilidade e poder).

Preto

Na prática, o preto é a absorção de todas as cores. Ela representa autoridade, classe, formalidade, tradição e seriedade. É fácil encontrar elementos pretos em logomarcas. Quando uma logo é completamente preta, a ideia costuma ter relação com o tradicionalismo. Importante frisar que, por questões de impressão e aplicação, todas as marcas possuem uma versão em preto.

Exemplos: Crown (marca de canetas especiais, demonstrando tradição); Apple (itens tecnológicos, se apresenta como autoridade e classe); Mercedes-Benz (fabricante de carros, o preto mostra classe e tradição).

Laranja

O laranja normalmente é associado à criatividade, alegria, entusiasmo e diversão. Por ser a junção do vermelho e do amarelo, pode contar com efeitos psicológicos das duas cores. Um exemplo disso é que “puxa” pela alegria do amarelo, mas também pode incentivar a fome como o vermelho.

Exemplos: Itaú (banco, o laranja na logo representa entusiasmo e criatividade); Nickelodeon (canal infantil, demonstra diversão); Soundcloud (utilizado para mostrar criatividade).

Como escolher cores para um logotipo

Diante de conceitos já pesquisados e comprovados sobre a Psicologia das Cores, quem trabalha na área pode aproveitar esse conhecimento para criar um logotipo. Lembre-se que a cor influencia a mente do consumidor.

Por isso, a melhor forma de escolher as cores que farão a composição de uma logo é entender qual o produto ou serviço será oferecido e qual é o objetivo dele. Evite escolher uma cor por estar na moda ou por fazer parte do seu gosto pessoal. Além disso, faça um teste em preto e branco para saber se a logo continuará legível.

Vale também pesquisar mais à fundo sobre o tema, afinal, apresentamos aqui as cores que aparecem com mais frequência nas logos, mas existe uma ampla gama a ser explorada. A Psicologia das Cores pode fazer uma boa diferença para o seu negócio.

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