inteligência artificial

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O avanço de certas tecnologias é um tópico cada vez mais importante de ser debatido dentro do mercado, principalmente por causa do ritmo em que tal nível de progresso vem sendo alcançado, tal como acontece com o tópico da inteligência artificial.

Se antes esse tipo de tema parecia algo saído dos contos de ficção científica, atualmente falamos de algo que é capaz de impactar as mais diversas relações humanas, indo desde os canais de comunicação e chegando até as atividades comerciais dentro do mercado.

Estar atento a esse tipo de avanço é uma forma então de se manter em alta dentro do meio comercial, levando em conta que muitas empresas já começam a trabalhar com esse tipo de conceito, onde deixar isso de lado pode trazer prejuízos para um empreendimento.

Nesse sentido é possível até mesmo citar as atividades de negócios que se encontram fazendo parte da indústria, como empresas de injeção plástica, onde o uso dessas tecnologias permite otimizar suas atividades de produção, alcançado bons resultados.

Ao conhecer antecipadamente o nível de demanda a ser recebido, por exemplo, é possível para uma fábrica desenvolver uma melhor estratégia de produção, enquanto concorrentes que não contam com tal auxílio podem não conseguir obter os mesmos resultados.

Diante desse cenário, é possível então para um negócio conquistar um melhor posicionamento dentro do seu mercado, bastando apenas estar atento às melhores ferramentas e tecnologias que podem estar disponíveis a um perfil de negócio.

O ponto a se prestar atenção atualmente é que esse nível de oferta se mostra cada vez mais dinâmico, no qual a demora em se adotar algum tipo de estratégia pode fazer com que novas ferramentas surjam, trazendo uma melhor performance a quem esteja antenado.

Frente a tudo isso, da mesma forma em que certos serviços podem ser atualizados, tal como um banho maria laboratório, usando das ferramentas disponíveis em um segmento, o mesmo pode ser dito sobre as suas estratégias de venda e de comunicação.

Para garantir que uma companhia possa então ter acesso às melhores oportunidades, hoje é válido olhar com atenção para o tema das inteligências artificiais, compreendendo que a evolução dessas ferramentas acompanha também as possibilidades existentes no mercado.

Mas antes de falarmos sobre a importância comercial de se trabalhar com esse tipo de instrumento, talvez seja melhor antes começar explicando como funciona tal tecnologia.

O que é uma inteligência artificial?

As IAs, sigla comum de ser usada para se referir a uma inteligência artificial, se tratam de um sistema eletrônico capaz de realizar sozinho os mais diversos tipos de análises, cálculos e decisões, tudo isso baseado em sua configuração de base e os dados a si apresentados.

Esse tipo de tecnologia vem sendo tratado por muitos como o próximo passo sobre a relação das pessoas com as máquinas, sendo esse um processo que teve início durante a Revolução Industrial e que se mantém até hoje, agora com uma maior proximidade.

Se antes o uso de certos equipamentos mecânicos podiam ser vistos apenas dentro das fábricas, como uma de válvula globo, atualmente tal tecnologia pode ser vista ajudando até mesmo no processo de decisões a serem tomadas na gestão da companhia.

Algumas inteligências artificiais chegam a ser tão avançadas que podem até mesmo simular atividades humanas, tal como um atendimento eletrônico que uma companhia pode oferecer ao seu público, substituindo o trabalho dos seus atendentes profissionais.

Tal avanço vem sendo bastante discutido no mercado, mas isso não por algum tipo de medo, mas sim para definir padrões melhores sobre como lidar com esse tipo de tecnologia, levando em conta o fato de que tais sistemas podem ser bastante úteis para as marcas.

Os benefícios comerciais de uma IA

Mesmo diante dos mais diferentes tipos de segmentos, existe algo em comum a ser compartilhado pelas mais variadas empresas, que é a busca por melhores resultados comerciais, algo a ser ajudado por meio de uma IA, o que explica seu valor ao mercado.

Entre os benefícios que podem vir a ser conquistados com o uso dessas ferramentas é possível destacar:

  • Melhor experiência ao cliente;
  • Atendimento de maior qualidade;
  • Capacidade de responder a maiores demandas;
  • Suporte em diferentes análises;
  • Apoio no processo de decisões.

A partir dos estudos a serem feitos por tais sistemas, é possível até mesmo otimizar uma companhia de modo interno, trocando os equipamentos da empresa por teclado de membrana ao perceber um melhor desempenho por quem atua com esse equipamento.

Agora, o que realmente chama a atenção do mercado em cima das inteligências artificiais é de como elas podem ser úteis tanto no aumento de suas vendas como também na conquista de uma melhor relação com o seu público em questão.

Para que tudo isso venha a ser alcançado por parte do seu negócio, a partir do momento em que ele passa a trabalhar com esse tipo de conceito, é importante então saber como melhor utilizar tal tecnologia junto à sua gestão de marketing.

O uso das IAs no marketing

O uso das tecnologias no marketing é algo bastante comum, bastando olhar para o destaque que o cenário digital traz para as empresas, com uma empresa podendo usar da internet para fazer a divulgação de uma mesa pantográfica e até mesmo vendê-la.

Nesse sentido, as inteligências artificiais também trazem aplicações interessantes, principalmente ao serem aplicadas junto ao comércio digital, sendo possível trazer para uma empresa uma série de diferentes usos a serem destacados, entre eles:

Mapeamento de conteúdo

O marketing de conteúdo possui uma grande importância na conquista de atenção em relação à sua audiência, sendo preciso oferecer produções que estejam alinhados aos interesses desse público, acompanhando as tendências do momento.

Por meio de uma IA é possível fazer um maior estudo sobre os assuntos que dominam a sociedade naquele instante, facilitando assim a produção de conteúdo que possam interessar o público, enquanto algumas inteligências podem até criar tais produções.

Segmentação de público

Assim como uma IA pode analisar o que o público busca no momento, o mesmo pode ser dito sobre muitas outras características que fazem parte do perfil de uma audiência. A partir desse estudo é possível melhor segmentar o grupo de possíveis clientes de uma marca.

Por meio disso, torna-se mais fácil criar ações diferentes durante a oferta de equipamentos de proteção individual, considerando as demandas diversificadas que podem ser encontradas dentro do ramo de construções, da indústria e muitos outros.

Análise de mercado

O mesmo estudo de público pode ser expandido até uma análise de audiência, fazendo então com que uma marca consiga compreender melhor o seu cenário, o que inclui um estado sobre suas oportunidades, desafios, situação dos concorrentes e muito mais.

Criação de produtos

Além de todas essas aplicações voltadas à venda, é válido apontar que as inteligências artificiais podem ser bastante utilizadas durante a produção de suas mercadorias em si, criando até mesmo mercadorias que possam ser personalizadas para uma audiência.

A partir disso torna-se mais fácil para a marca de um produto que tira ferrugem desenvolver tanto um anúncio especializado para um perfil de público, como também criar uma linha especial para certas demandas verificadas em relação à sua audiência.

Processo de compra

Para que um possível cliente de fato se tornar em um consumidor, é preciso que tal indivíduo passe por toda uma jornada de compra, o que inclui a oferta de anúncios, conteúdos e muito mais o que possa fazer tal pessoa ir seguindo por todas as fases.

As análises feitas por uma IA são bastante úteis nesse sentido, ajudando uma equipe de marketing a não só oferecer conteúdos de maior qualidade, mas também identificando o momento exato de se disponibilizar ações específicas, seguindo a posição desse cliente.

Serviços de automação

Por fim, podemos falar sobre as vendas em si, sendo esse um processo também auxiliado por meio das IAs, sendo possível falar com um sistema de atendimento e fechar uma compra de maneira automática, com a ajuda de uma inteligência artificial ali aplicada.

Outro ponto positivo a ser destacado das IAs em relação a tudo o que foi destacado é de como todos esses pontos podem ser ainda mais otimizados com o tempo, seguindo o processo de aprendizado que tais tecnologias podem ir desenvolvendo.

Com tudo isso em mente, podemos apontar para o valor que as inteligências artificiais podem ter no futuro das marcas, com tais aplicações já podendo ser vistas atualmente, principalmente em relação a nomes das tecnologias que já aplicam tais conceitos.

É por causa disso que hoje podemos nos comunicar com assistentes digitais, tais como a Alexa, Siri e Cortana, sistemas que partem respectivamente de empresas como Amazon, Apple e Microsoft para buscar informações sobre cilindro de borracha e muito mais.

De um modo geral, as possibilidades no marketing são enormes para as IAs, sendo importante para uma empresa se informar sobre isso para se manter atualizada e assim oferecer o melhor tipo de experiência aos seus clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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