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Considerando que o mercado está cada vez mais competitivo, muitas empresas buscam implementar estratégias de marketing para fidelizar o cliente. Atualmente é cada vez maior o número de empresários que estão atentos à importância que o marketing tem dentro do negócio.

Na verdade, o marketing vem sendo considerado como uma porta para que as empresas possam conquistar o seu espaço dentro do mercado.

A concorrência de empresas de um mesmo setor está cada vez maior, e além disso ambas comercializam os mesmos produtos e serviços, ou seja, da mesma forma que você tem uma loja que comercializa medidor de vazão de água, há também várias outras que fazem o comércio desse tipo de produto.

Considerando esse atual cenário, conquistar o cliente de forma que ele se torne fiel ao seu negócio é o mais ideal para que os seus resultados não sejam comprometidos.

Para auxiliar nesse processo, felizmente há uma estratégia voltada somente para construir uma relação melhor com o cliente. Trata-se do Marketing de Relacionamento e suas respectivas ferramentas.

O que é o Marketing de Relacionamento?

Resumidamente, o Marketing de Relacionamento é um conjunto de estratégias tomadas pela empresa para criar um relacionamento positivo com os seus clientes.

É um processo educacional também, onde a companhia pode desenvolver um relacionamento para tirar dúvidas, principalmente quando o assunto é detalhado, como por exemplo temas relacionados a ETE físico químico.

Para que essa relação seja reforçada, a empresa começa a oferecer uma série de benefícios para garantir a fidelização.

O grande objetivo do Marketing de Relacionamento é fazer com que os clientes se tornem realmente fãs dos produtos ou serviços que são comercializados pela empresa.

Ou seja, uma empresa que faz levantamento topográfico de lotes urbanos, por exemplo, só conseguirá se destacar no mercado quando os seus clientes reconhecerem positivamente os seus serviços.

Como implantar a estratégia?

Antes de implantar a estratégia dentro da empresa, é preciso implantar a cultura de fidelização dos clientes junto com os colaboradores. Esse processo é necessário justamente porque a relação entre o cliente e a empresa já começa no primeiro contato.

Esse primeiro contato pode ser, por exemplo, através de uma ligação ou até mesmo um começo de uma venda. Essa situação pode ocorrer dentro de uma empresa de tratamento de resíduos sólidos, onde a equipe de atendimento precisa sanar as principais dúvidas dos consumidores.

Portanto, desde o primeiro contato a empresa precisa ter um sistema que possa cativar e conquistar o cliente.

O relacionamento deve ser construído com o objetivo de concluir a venda do produto ou serviço, e, preferencialmente, deve se estender para que o cliente tenha um pós-venda, visto que posteriormente possam surgir dúvidas ou problemas.

Para que a empresa consiga realmente conquistar o seu sucesso dentro do mercado, é preciso implantar o Marketing de Relacionamento para que os clientes possam falar de maneira positiva sobre os seus produtos.

Automaticamente, quando o cliente fala positivamente sobre um produto, ele acaba falando sobre a importância de tê-lo. Casos assim ocorrem, por exemplo, quando um empresário sabe por outras pessoas o melhor fornecedor de brasagem de metal duro, por exemplo. 

Dessa forma, o cliente passa a se tornar uma das suas formas para aumentar o alcance da sua empresa.

O melhor de tudo é que nesse processo os seus clientes propagaram de forma gratuita o retorno que os seus produtos trazem para eles. Esse cenário é o melhor possível para uma empresa de instalação de forro removível, afinal o seu serviço ficará conhecido por várias pessoas de maneira positiva.

Para que a empresa possa criar e implantar o Marketing de Relacionamento, é importante que ela tenha todas as suas ações direcionadas para os seus clientes.

Essas ações são necessárias para que eles se sintam como a peça mais importante dentro dessa relação comercial. Portanto, quanto mais especial o cliente se sentir dentro de uma instalação de ar condicionado multi split, por exemplo, maiores são as chances dele recomendar o serviço.

Esse processo é extremamente necessário, afinal o cliente é a fonte de receita que mantém a empresa. 

Para que você consiga estreitar a relação com o cliente, é necessário utilizar todos os meios comunicativos possíveis. Nessa parte, estamos nos referindo às redes sociais, que atualmente são os principais meios comunicativos que as empresas têm para se comunicar com os seus clientes.

Ao iniciar o relacionamento com o cliente, a empresa precisa buscar personalizar a experiência que o consumidor terá com a compra.

A importância de identificar os clientes

Para que o Marketing de Relacionamento possa dar frutos para a sua empresa, é necessário que a empresa busque construir um banco de dados que permaneça sempre atualizado com os dados dos clientes.

O banco de dados servirá para que a empresa consiga construir suas campanhas e investir em formas para fidelizar os clientes.

Outro passo importante é identificar os clientes que fazem compras com maior frequência, incluindo também aqueles que possuem grande relevância no faturamento da empresa.

Quando identificados, esses clientes precisam ter um atendimento diferenciado, sendo realizado um acompanhamento personalizado.

Toda essa atenção é para que a empresa realize esforços para estreitar o seu relacionamento com os consumidores.

Dando início a esse trabalho de identificação, a empresa estará, naturalmente, implantando o Marketing de Relacionamento com o público-alvo. Essa aproximação pode ocorrer através das seguintes ações:

  • Entrar em contato com o cliente informando ofertas;
  • Parabenizar o cliente em datas especiais;
  • Realizar uma pesquisa de satisfação;
  • Oferecer programas de fidelização.

O sucesso da empresa dentro do mercado também está relacionado ao nível de aproximação que a companhia têm com os seus clientes. Com ela a organização consegue entender melhor as principais necessidades que os consumidores passam.

Saber as necessidades é apenas uma das características que a empresa precisa saber. Deve-se incluir outros pontos importantes, como as dores e desejos dos consumidores.

Através dessas informações uma empresa de demolição controlada de concreto armado, por exemplo, consegue executar melhor o serviço.

Quando a companhia consegue coletar essas características, automaticamente as estratégias são potencializadas.

Logo, o aumento das vendas ocorre de maneira natural, visto que o reconhecimento da empresa está aumentando e, além disso, de forma positiva, o que é o mais importante.

Através do Marketing de Relacionamento a companhia também consegue coletar alguns feedbacks, que são extremamente importantes para que futuras melhorias possam acontecer.

O feedback é necessário para que a empresa saiba o que está sendo bem aceito, e o que precisa ser melhorado. Mas afinal, quais são as práticas necessárias para conseguir encantar o cliente? Listamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo:

1. Conheça seus clientes

Já citamos aqui que você precisa identificar os seus clientes. Esse trabalho, inclusive, é subestimado por muitas empresas. Com essa prática, o banco de dados da empresa passa a ficar desatualizado, e quando for necessário se comunicar com o cliente, em alguns casos a comunicação não ocorre.

Portanto, a dica é enviar, regularmente, pesquisas para saber o nível de satisfação dos consumidores.

2. Segmentar e personalizar

Novamente, vemos que o banco de dados é extremamente importante para criar um relacionamento com o cliente.

De acordo com os dados levantados, você precisa segmentar os conteúdos com base nos gostos do seu público-alvo, ou seja, há um trabalho de personalização que precisa ser feito, para que esse tipo de público aceite melhor o conteúdo que foi desenvolvido.

3. Criar ações que incentivam o retorno

As ações de retorno, por sua vez, são uma parte um pouco mais fácil de serem feitas. Trata-se de ações desenvolvidas pela empresa que incentivam, de alguma forma, o cliente a voltar na empresa para fazer outras compras.

Você pode optar também por fazer pesquisas de satisfação associadas às ações que a sua empresa irá tomar.

4. Ser sistemático

Ser sistemático, nesse caso, é não esquecer do cliente. Em outras palavras, é uma maneira para que o cliente não caia em esquecimento, e para isso a empresa pode criar um cronograma para fazer contatos com o cliente para que ele não esqueça dos seus serviços.

5. Monitorar os resultados

O monitoramento é necessário para que você saiba o que está indo bem e o que precisa ser melhorado. Esse acompanhamento é fundamental também para saber quais abordagem devem ser feitas com os clientes.

6. Trabalhar com o relacionamento em duas vias

Por fim, o relacionamento da empresa com o consumidor deve ser um processo em que ambos precisam ser ouvidos, principalmente o cliente. Portanto, ouça o que o cliente tem para falar e, para facilitar isso, crie canais de fácil acesso para a comunicação ficar mais eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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