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Como promover a acessibilidade digital em seu negócio?

acessibilidade digital

Acessibilidade digital significa derrubar barreiras na internet para pessoas com deficiência. Trata-se de tornar sites, aplicativos ou quaisquer outras ferramentas online acessíveis para todos.

A Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) é a referência padrão mundial para a maioria das legislações relacionadas à acessibilidade de sites e estabeleceu quatro princípios que devem servir como guia para a produção de conteúdo da web:

Um site é perceptível quando seus elementos e informações são percebidos pelos sentidos e nada pode ser indetectável ou invisível. 

Elementos interativos, como botões, controles etc., devem ser operados fisicamente (clicando, deslizando, rolando) e comandos de voz ou outros dispositivos assistivos devem estar disponíveis. Isso tange a operacionalidade.

Quanto à compreensibilidade, as informações de seu site de cadeiras para escritório ergonômicas devem ser apresentadas de forma clara e consistente para que o usuário final compreenda plenamente o conteúdo.

O conteúdo, por fim, deve ser compatível com várias ‌tecnologias‌, incluindo dispositivos ‌assistivos. Se uma página ou site não seguir esses quatro princípios, não será acessível a todos os usuários.

Por que a acessibilidade digital é importante?

Não somente as pessoas com deficiência que ganham quando as marcas investem em acessibilidade digital. É, aliás, uma forma de diferenciar a sua marca de contabilidade especializada em TI da maioria, levando a sua mensagem, produtos e serviços a todos.

Além de atingir um enorme leque de potenciais clientes, a empresa será vista ainda mais como parceira e promotora da inclusão, acessibilidade e diversidade. Isso pode humanizar a sua marca e ganhar a simpatia dos usuários e potenciais clientes.

E sabemos que felizmente este tem sido um tema muito valorizado pelos consumidores.

A acessibilidade digital pode ter relação com SEOs quando se trata do desempenho do site. Você sabe que os algoritmos têm tudo a ver com a experiência do usuário e isso significa que você tem que fornecer uma ótima navegação para todos.

Para usuários sem deficiência, significa uma melhor experiência em seu site de fábrica de placas de sinalização

Assim, a remoção de barreiras, somada à melhoria da experiência do usuário e um maior alcance do seu conteúdo, certamente contribuirá para que suas páginas possam ranquear melhor.

Quais são os diferentes tipos de deficiência? 

As deficiências que podem afetar a forma como uma pessoa interage com um site incluem algumas frentes. Desse modo, entre as principais é possível citar:

Auditivo

Pois bem, as deficiências auditivas variam de perda auditiva leve ou moderada até a surdez em ambas as orelhas – ou geral, surdez completa.

Cognitivo, aprendizado e neurológico

Esses tipos de deficiência afetam a forma como as pessoas ouvem, se movem, veem, falam e compreendem as informações. 

Eles incluem dificuldades de aprendizagem, transtorno do espectro do autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, deficiências de memória como demência, distúrbios convulsivos como epilepsia e distúrbios nervosos como esclerose múltipla.

Físico

As deficiências físicas podem incluir membros ausentes, artrite, distrofia muscular, lesões por esforço repetitivo, tremores e espasmos involuntários e outros distúrbios que causam redução da destreza física que podem interferir no uso do site.

Fala

É preciso pensar que dificuldades na produção da fala, incluindo gagueira, mutismo e apraxia da fala, podem dificultar o uso de sites que exigem interação por voz.

Visual

Quanto às deficiências visuais, elas incluem daltonismo, baixa visão, cegueira e surdocegueira.

Assim, ao repensar seu conteúdo e usabilidade do seu site de suporte técnico informática, de modo a torná-lo acessível a esse público, você aumenta o tráfego orgânico do site alcançando um público mais amplo.

Boas práticas para acessibilidade digital

Para começar, existem algumas melhorias simples que você deve implementar e colocar como padrão daqui para frente:

Investir em acessibilidade digital não é apenas uma boa prática de SEO ou uma melhoria na experiência do usuário, mas é uma forma de posicionar sua empresa como uma marca que genuinamente se preocupa, apoia, incentiva e coloca em prática a diversidade e a inclusão.

A acessibilidade é horizontal

A acessibilidade atinge todos os aspectos dos negócios de qualquer organização, por exemplo uma empresa de sistema ERP nota fiscal eletrônica, porque se conecta a todos os aspectos de sua presença digital, tanto interna quanto externamente. 

Influencia seu site, aplicativos móveis, comunicação interna e externa, Recursos Humanos e atendimento ao cliente. Uma análise típica da acessibilidade de qualquer organização pode incluir:

O site é acessível? Os usuários podem acessar todos os recursos do site se forem surdos, cegos ou tiverem deficiências móveis ou cognitivas? 

Seus esforços de marketing são acessíveis, incluindo postagens de mídia social, anúncios on-line, campanhas de e-mail? E a correspondência digital enviada pelo seu pessoal de vendas?

Os produtos e serviços da sua organização são acessíveis aos usuários? Os manuais do usuário, instruções de montagem, garantias e quaisquer produtos físicos podem ser usados ​​e acessados ​​por todos os usuários, independentemente da capacidade?

Os seus materiais de Recursos Humanos são acessíveis a pessoas com deficiência? As pessoas com deficiência podem navegar no seu processo de inscrição online?

E os contratos de trabalho, informações sobre pacotes de benefícios, processos de pagamento e políticas da empresa? Eles são acessíveis a todos os seus funcionários, independentemente da capacidade?

Todas essas são questões que devem ser abordadas ao implementar uma cultura de acessibilidade. E todos são fatores de risco para ações judiciais de acessibilidade.

Tanto a equipe quanto os clientes ou clientes devem ser incluídos ao examinar o que precisa acontecer para tornar sua empresa digitalmente acessível e mantê-la lá, assim como com a acessibilidade física.

O desenvolvimento da acessibilidade digital começa com o apoio executivo e prossegue para o desenvolvimento de uma acessibilidade digital.

Política é aquisição e treinamento de pessoal que desenvolverá e aplicará essa política em sua empresa de ERP para controle de estoque

Com suporte adequado, desenvolvimento e manutenção contínua, as organizações podem ser mais inclusivas, aumentar sua participação de mercado para incluir pessoas com deficiência e evitar dificuldades legais caras e prejudiciais à imagem que podem resultar de conteúdo digital inacessível.

Como você pode alcançar a acessibilidade digital?

A acessibilidade digital não é apenas uma regra e um conceito, mas também uma nota. Os sites que não atendem a esses padrões podem ser penalizados. 

Para atender às normas de acessibilidade e evitar penalidades, você pode se orientar com uma série de diretrizes estabelecidas para produtos digitais. 

Para implementar a acessibilidade digital em seu site de empresa fabricante de etiquetas, por exemplo, você pode começar implementando os seguintes mecanismos:

Contraste de cores

Adicione contraste de cores suficiente ao seu site, especialmente entre o texto e o plano de fundo, para que o conteúdo possa ser facilmente lido e identificado. Você pode usar uma ferramenta de verificação de contraste para garantir que fique adequado.

Ao comunicar algo importante, não dependa da cor como único diferencial visual. Complemente sua mensagem com rótulos ou padrões para torná-la mais compreensível. 

Rótulos

Use rótulos ou instruções em entradas e campos de texto. Estes servem como um guia para as informações que o usuário precisa inserir na tela. Eles também são muito úteis para software de leitura de tela.

Foco e conteúdo

Projete estados de foco úteis. Esses indicadores ajudam as pessoas a saber em que elemento estão usando o teclado para navegar, ajudando-as a entender melhor o que está na tela.

Use os componentes estruturais apropriados para estabelecer uma hierarquia no conteúdo da página. Os cabeçalhos são uma boa maneira de fazer isso, pois destacam onde o conteúdo começa; por isso é muito comum usar um estilo de fonte específico para eles.

Texto alternativo para imagens

Pessoas com deficiência visual costumam usar leitores de tela para ajudá-los a entender o que está na tela. O uso de texto alternativo para imagens em seu site ajuda os visitantes com deficiência visual a entender melhor o conteúdo da sua página. 

Incluir mídia acessível

Inclua descrições baseadas em texto de qualquer áudio e vídeo em seu site. Você também pode implementar legendas, descrições de áudio e interpretação de sinais.

Navegação pelo teclado

Habilite a navegação pelo teclado do seu site para garantir que ele seja acessível às pessoas que dependem dele como ferramenta de navegação. Estabeleça uma ordem de leitura lógica e organize seu layout aplicando uma hierarquia e estados de foco. 

Certifique-se de prestar atenção ao número de links e ao comprimento geral do conteúdo. 

Aplique consistência

A implementação de padrões de acessibilidade digital em seu site de levantamento de custo de elevador para cadeirante pode ajudar a quebrar barreiras exclusivas e tornar seu produto/serviço mais inclusivo.

Conforme estabelece a Metodologia de Design Inclusivo, aumenta o acesso, reduz o atrito e adiciona mais contexto emocional aos sistemas.

Se você não tem certeza de onde começar, um serviço de desenvolvimento de software personalizado pode fornecer uma experiência incomparável para suas compilações de software mais estratégicas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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